
Equipa do Ministério dos Recursos Minerais e Energia visita Zambézia

Chega esta semana a Zambézia, uma equipa do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, para se inteirar do processo de negociação em curso, das indemnizações dos ex-trabalhadores da extinta empresa Nacional de Minas, na província.
Trata-se de mais de dois mil e seiscentos trabalhadores, despedidos na década oitenta, devido ao encerramento das delegações da empresa em Moiane e Murrua, como consequência da guerra terminada em 1992.
Os trabalhadores, exigem o pagamento de seis meses de salários em atraso e o pagamento de indeminizações.
Depois de negociações com o governo, em 2009 foram pagos alguns valores correspondentes à indeminizações que entretanto, os trabalhadores consideram insuficientes, tendo sido por isso, aberto novo ciclo de negociações.
Segundo José Intata, membro da comissão dos ex-trabalhadores da MAGMA, os valores das indeminizações que o governo pretende pagar, não correspondem com a realidade.
O Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia na Zambézia, Almeida Manhiça afirmou que o assunto ainda não está encerrado, mas que os cálculos feitos pelo governo, basearam-se nas informações fornecidas pelos ex-trabalhadores.
Fonte: (RM)