Governador Pio Matos confere posse ao novo Director Provincial do Plano e Finanças da Zambézia
O Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos conferiu posse ao novo Director Provincial do Plano Finanças, Léo Victor Saide, no dia 03 de Julho de 2020, no seu gabinete, na cidade de Quelimane.
Na ocasião Pio Matos referiu que devemos preparar mais as actividades que tem a ver com o nosso Plano porque o nosso Plano Económico Social tem que ter impacto na população e precisa de recursos
Pio Matos recomendou ao recém-empossado a priorizar as actividades que têm a ver com o desenvolvimento do nosso Pais e da nossa Província em particular porque segundo ele, com a nomeação do Director Provincial do Plano e Finanças, já estão criadas as condições financeiras para o funcionamento do Governo descentralizado já constituído.
“Estamos aqui hoje para assistir a tomada de posse do Director Provincial do Plano e Finanças e com ela a Província da Zambézia acaba de constituir o seu Governo. Com esta nomeação estão criadas todas as condições para este Governo funcionar financeiramente.
Foi também, ainda ontem que acabamos de receber das Finanças Centrais aquilo que são os nossos recursos para o ano 2020.
Isto também nos conforta porque temos fundos, temos recursos para cumprir com o nosso Plano Económico-Social. Era imperioso que tivéssemos alguém a cuidar dos fundos, destes recursos e mais do que cuidar, é de facto implementar aquilo que são as regras, aquilo que são as formas, com que este dinheiro deve ser aplicado.
Não só olhe senhor Director Província do Plano e Finanças, a sua acção como direcção mas pela sua dimensão e sobretudo a sua missão será apoiar, ajudar que todos recursos da Província sejam bem usados.
Por isso para além de gerir os recursos é bom inspeccionar para ir apoiar as outras Direcções para que não esperemos que o erro aconteça, o melhor é prevenirmos. Então, sempre que possível é bom ir apoiar os colegas, naquilo que é a gestão da coisa pública.
Os nossos recursos, o nosso património, os nossos meios, têm que ser acompanhados de uma fiscalização por parte do Plano e Finanças. Nós queremos uma Direcção Provincial do Plano e Finanças actuante, não só receptiva mas queremos que haja em conformidade e tem que ir a procura para dar o seu apoio a quem precisa.
Não só olhe para os recursos que recebe mas também para a capacidade de ir buscar recursos. Capacidade de conseguir dialogar com parceiros, de encontrar na nossa Província, onde podemos ir buscar recursos.
Uma Província como esta, densamente populosa, com grandes recursos, humanos e outros, nós temos que ter a capacidade de fortalecer a nossa economia, a Economia Provincial“
Questionado o que fará com as instituições que já trabalham endividadas desde o início do ano 2020, Léo Saide respondeu que primeiro vai ver se o orçamento disponibilizado tem espaço para iniciar com um plano de amortização destas, pese embora de acordo com a natureza e prioridade, algumas actividades poderão merecer atenção em paralelo com o plano de amortização.
“Como vocês sabem, a Direcção do Plano e Finanças já tinha sido extinta, agora que já foi reactivada, o maior desafio é a planificação de onde buscar os recursos como planificar os recursos, reparando mais as actividades que tem a ver com a população porque o nosso plano económico e social tem que ter impacto na população.
Este plano precisa de recursos e esses recursos, nós juntos em coordenação com o Governador e outros sectores, poderemos traze-los ao nível da Província. Primeiro vamos elaborar o plano de amortização das dívidas, não deixando, aquilo que é as actividades contínuas. Temos dividas sim mas precisamos um plano concreto dessas dívidas.
“Como ouviram o Governador dizia que já fomos comunicados o orçamento da Província mas este plano deve ter impacto na população.“
Fonte: Ics