
Governo Provincial entrega cinco embarcações ao Distrito de Quelimane

Abdul Razak Noormahomed procedeu a entrega de cinco barcos a motor, ao Distrito de Quelimane, na cidade de Quelimane, embarcações estas, construídas pelos artesãos locais, financiados no valor de três milhões de Meticais pelo fundo do desenvolvimento de transportes da DPTCZ.
Na ocasião, Razak destacou a importância e o impacto positivo destes meios na melhoria das condições de transporte, nas travessias de rios, pelo facto de além de serem motorizados também possuírem meios de salvamento em casos de naufrágio durante a travessia.
"Estamos aqui para testemunhar a entrega de cinco barcos que foram construídos com base no fundo de transportes pela Direcção Provincial de Transportes e Comunicações, barcos que têm condições para navegar nos rios da Província da Zambézia.
São barcos motorizados mas também sobretudo e de salientar que são barcos que têm possibilidade de salvamento, uma vez que todos eles têm coletes salva-vidas e também bóias para eventual problema que possam ter, nas travessias que vão fazer.
Sabemos que três barcos vão ficar no Distrito de Quelimane, nos locais mencionados pelo senhor Administrador do Distrito, portanto vão facilitar e melhorar o transporte de pessoas e bens nessas regiões de Maquival, no Supinho e em Chipaca.
Um outro barco vai para o Distrito de Namacurra onde vai fazer a travessia Malei Maganja da Costa e um outro vai para o Distrito de Maganja da Costa.
Como eu disse, o objectivo fundamental é suprir as necessidades que existem nesta zona da nossa Província na travessia de um local para o outro.
Sabemos que a ponte do rio Licungo foi afectada e danificada, isto é, destruída nas cheias de 2015 portanto a travessia Malei /Maganja da Costa tem sido feita com barcos em condições muito precárias e como eu disse estes baços com melhores condições de segurança vão melhorar as condições de transporte de pessoas e bens daquela zona.
Queremos pedir aos Administradores que façam bom uso desses meios, sobretudo também dos gestores que vão tomar conta destes meios, cumpram com suas responsabilidades e mantenham os barcos em boas condições sobretudo também mantenham as condições de segurança porque como disse tem bóias e colectes salva-vidas.
Mais uma vez felicitar a Dissecção de Transportes e Comunicações por ter tomado esta iniciativa que vai ter um impacto muito positivo na vida dos cidadãos destas zonas da nossa Província.
É mais uma realização do nosso Governo para o bem e para melhorar as condições de vida da nossa população."
Por sua vez, a Directora Provincial de Transportes e Comunicações da Zambézia, Antónia Manharás disse em atrevista concedida a reportagem do Instituto de Comunicação Social, na viagem inaugural após a entrega das embarcações pelo Governador Abdul Razak , no dia 29 de Agosto de 2019, que o acto da entrega das cinco embarcações vai facilitar a transitabildade de pessoas e bens, na nossa Província, nas travessias de rios Racamba, Licungo, Supinho entre outros.
"Vamos alocar três embarcações ao Distrito de Quelimane, uma vai para Maganja da Costa e outra ao Distrito de Namacurra.
Com esta entrega sobe para 290 a nossa capacidade neste tipo de embarcações ao nível da Província. Antes não tínhamos embarcações a motores alocados pelo Governo e este achou necessário que tinha que arranjar cinco embarcações para reduzir a questão de risco de vida das pessoas residentes na Província da Zambézia.
Através do fundo de desenvolvimento de transportes, conseguimos este projecto e produzimos cinco embarcações e neste momento estamos a fazer a entrega aos respectivos Distritos.
Elas não foram compradas mas sim financiadas e fabricadas aqui localmente pelos artesãos desta Província e custaram três milhões de meticais, aproximadamente.
De acordo com a forma como vão intervir na segurança das pessoas, se o nosso Governo achar necessário aumentar a sua capacidade poderá fazê-lo."
Para o Administrador do Distrito de Quelimane, Eduardo João Vida, a entrega das embarcações é mais uma valia que vai suprir dificuldades que o Distrito tinha na travessia de rios com seguranca.
A recepção de três barcos é um passo meio dado porque no mais breve possível nós vamos colocar estes barcos aos locais onde eles são afectos.
Nós recebemos três barcos, dois pequenos e um grande. O primeiro barco pequeno vamos alocar ao rio Chipaca que liga a Localidade da Madal com a cidade de Quelimane.
Porque vimos que havia grandes problemas para população vir a cidade de Quelimane e vice-versa.
O segundo da mesma dimensão nós vamos colocar na travessia do rio Maquival para a localidade de Ionge.
Porque também, na altura em que nos visitamos a população clamou e não só, nós vimos suas dificuldades neste sentido.
Portanto, isto vai ser uma resposta do Governo do Distrito de Quelimane alocar uma embarcação na travessia do rio Maquival para Ionge que é uma ilha onde a população precisa vir a Zalala para trocas comerciais.
O barco grande nós vamos colocar na travessia Macuse / Supinho onde também poderá fazer a travessia Supinho / Idugo para permitir o transporte de pessoas e bens.Quando passamos lá vimos canoas a fazer a travessia de pessoas em grande risco.
O passo seguinte é mobilizar recurso para um plano da entrega a população beneficiaria mediante operadores a quem daremos recomendações para o efeito" - concluiu a nossa fonte.
Fonte: Ics