
Governo da Zambézia apresenta plano concreto de combate à corrupção

A apresentação resulta da exigência feita por Filipe Nyusi na sessão extraordinária do executivo provincial, alargada aos administradores distritais, realizada em Mulevala e orientada pelo Presidente da república, Filipe Nyusi.
Na sessão, alguns membros da comitiva presidencial manifestaram preocupação pelas constantes informações veiculadas pela Media sobre a corrupção na administração pública na província da Zambézia.
“fiquei com a sensação de que há uma ligeira ausência no tratamento da matéria sobre a corrupção. Em algum momento foram mediatizados casos de corrupção na província e interessava saber qual é o estágio da corrupção na província. Mas, mais adiante foi descrita a forma como os processos disciplinares foram tratados, há um incremento de treze casos, cento e trinta e dois casos no ano em análise. E qual é o tratamento cruzado de alguns casos disciplinares que configuram crime, mesmo. Desvio de fundos e daí por diante”- disse o Ministro do Interior, Basílio Monteiro.
Entretanto, a Província da Zambézia vai contar, a partir do próximo ano, com duas unidades de Produção de alevinos, com vista a impulsionar a criação de peixe em tanques.
Para o efeito, o governo da Zambézia e parceiros estão a investir perto de dois milhões de Euros, o equivalente cerca de cento e trinta e seis milhões de meticais na construção das infra-estruturas, nos distritos de Nicoadala e Lugela.
A informação foi avançada esta quinta-feira, pelo Director Provincial do mar, águas interiores e pescas na Zambézia, Júlio Bastos, à propósito da visita que o presidente da República, Filipe Nyusi efectuo aos projectos de criação de peixes em cativeiro aqui na Vila de Milange.
O presidente da Associação dos operadores e Trabalhadores do sector informal de Milange, Albino Joaquim, disse que foram abertos quarenta e quatro tanques piscícolas no distrito e espera-se uma produção de vinte e cinco toneladas de peixe tilápia.
Por seu turno o Director Provincial do Mar, Águas interiores e pescas na Zambézia, Júlio Bastos, explicou que a construção de unidades de produção de alevinos irá reduzir os custos de aquisição.
Ainda esta quinta-feira, o Chefe do Estado moçambicano visitou a associação dos comerciantes informais e armazéns da feira de Amizade de Milange