
I Sessão Ordinária do Conselho Consultivo do Governo do Distrito debate problemas e acções a desenvolver em áreas mais preocupantes de Quelimane

O Administrador do Distrito de Quelimane, Carlos Baptista Carneiro orientou na qualidade de presidente da mesa, a primeira Sessão Ordinária do Conselho Consultivo do Distrito de Quelimane que decorreu no dia 23 de Maio de 2018 na Cidade de Quelimne.
Participaram neste evento decorrido nas instalações do Instituto de Formação de Professores, 72 membros e convidados a este órgão.
De acordo com a agenda, os debates incidiram sobre as apreciações e aprovações da síntese da Sessão Ordinária do Conselho Consultivo do Distrito 2017, de Balanços do Plano Económico e Social ajustado ao Orçamento Distrital 2017 e de Plano Económico e Social, PES, ajustado ao Orçamento Distrital 2018 assim como o informe do nível de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Distrital.
Sobre o estágio actual da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Distrito, os intervenientes referiram que durante o processo da sua elaboração, os técnicos depararam com dificuldades em reunir com o Conselho Técnico Distrital para discutir problemas ligados com o documento em referência.
E na recolha de dados para o diagnóstico, a partir dos Serviços Distritais ou Grupos de Trabalhos previamente criados, não obstante a falta de uma empresa de Consultoria para apoiar o mapeamento do Distrito e da estratégia de envolvimento de parceiros, designadamente Organizações Não Governamentais, ONGs, associações e empresários que operam no distrito de Quelimane.
Como desafios foram apontados a necessidade de se continuar a interagir com os grupos de trabalhos com vista a colectar dados para o diagnóstico, assim como mobilizar recursos junto do governo do distrito para apoiar a deslocação das equipas para consultas comunitárias e traçar estratégias para envolver parceiros na planificação distrital.
Outro aspecto que mereceu muita atenção durante os debates desta sessão, foi o facto da responsabilidade de intervenção na ponte sobre o rio Chianca, por não caber apenas ao Conselho Municipal por se tratar de uma ponte do interesse do Governo do Distrito de Quelimane, uma vez que beneficia a sua população residente na localidade de Madal.
Para massificar o desporto ao nível de localidades, Zonas de influência pedagógica e bairros, incluindo mercados, o director provincial de Juventude e Desportos, Beato Dias fez a entrega de material desportivo, nomeadamente bolas para diferentes modalidades desportivas como futebol 11, basquetebol, voleibol, andebol e diversos equipamentos, ao presidente do Conselho Consultivo Distrital, Carlos Baptista Carneiro, para a sua distribuição.
Na sua intervenção, Carlos Baptista Carneiro disse que o desporto é vida, ajuda aos jovens a se absterem do consumo de drogas e libertar-se de certas doenças.
Arrolados todos os pontos da agenda aprovada, o Presidente da Mesa, Carlos Baptista Carneiro fez as últimas considerações tendo feito referência à fase difícil em que o Estado se encontra financeiramente, encorajando a todos pelo espírito de auto-estima e por tudo que têm feito por amor à Pátria em geral e pelo Distrito em particular.
Carneiro orientou à todos membros deste órgão sobre a necessidade do exercício das suas funções, para criarem espaços onde possam sensibilizar as comunidades, no sentido de pagarem o imposto de reconstrução nacional, como uma das formas de contribuírem para o desenvolvimento do distrito, nos diferentes sectores socioecónomicos.
Fonte: Ics