Informação

ICS realiza XIII Reunião Provincial de Planificação no ano 2020 em Mocuba

Data: 25/02/2020
ICS realiza XIII Reunião Provincial de Planificação no ano 2020 em Mocuba

O Instituto de Comunicação Social, realiza XIII Reunião Provincial de Planificação de actividades do ano dois mil e vinte coincidentemente, no dia 20 do mês de Fevereiro do ano 2020, cujas sessões de abertura e de encerramento, foram dirigidas pelo Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Mocuba.

O Delegado Provincial, do Instituto de Comunicação Social Delegação da Zambézia, na sessão de abertura, Flávio de Nasciência Chitsondzo dirigiu palavras de conforto aos participantes afirmando que antes de maia prestemos homenagem aos colegas que perderam a vida para depois continuar que a avaliação do nível de cumprimento dos planos de 2019 e a planificação conjunta de 2020 é o objetivo principal para o qual é indispensável a contribuição de todos e convidou o dirigente máximo deste evento, Geraldo Cassimo Sumila Sotomane, o qual em poucas palavras situou no espaço e no tempo o mesmo nos seguintes termos:

"Mocuba é uma zona econômica especial e franca industrial onde todos caminhos se cruzam e Moçambique se abraça, querendo ou não tem de passar por cá, quem vai para o norte, quem vai para o sul ou Oeste, deve passar em Mocuba.

Quero cumprimentar ao Delegado do Instituto de Comunicação Social, o senhor Delegado das rádios Comunitárias, da nossa Província, os senhores caros parceiros, técnicos da comunicação social e todos convidados.

Em nome dos munícipes desta nossa cidade linda e limpa e meu nome pessoal saúdo aos presentes nesta sala para participar na décima terceira Reunião Provincial de Planificação alargada as Rádios Comunitárias, a iniciar hoje 20 de fevereiro com término marcado para 22 de fevereiro de 2020. Aos visitantes, quero que se sintam a calorosa e contagiante hospitalidade desejando boas-vindas e uma estadia condigna nesta bela cidade de Mocuba que é zona econômica especial e franca industrial onde todos caminhos se cruzam e Moçambique se abraça.

Agradeço pelo convite e eleição que fizeram merecer a cidade de Mocuba para ser o destino e o epicentro da realização desta magna reunião, juntando profissionais oriundos de todos os pontos da nossa Província, os quais estão vinculados para o desenvolvimento da comunicação, por fazerem parte da comunicação social.

Com propósitos de envolver os gestores a todos níveis assim como o parceiro da implementação, no balanço das realizações do ano 2019, na harmonização do plano econômico e social 2020 a 2024.

Reflexão e implementação dos objetivos e visão clara evidente para o melhoramento da qualidade de prestação de serviços para uma comunicação que proporcione um desenvolvimento efetivo no  seio das comunidades.

Quero manifestar a minha satisfação pela continuidade no espíritos  e iniciativas de priorizar a planificação e harmonização de atividades de cada ano e do quinquênio que julgo vai ajudar no estabelecimento de plataforma de ligação com as rádios comunitárias.

Não obstante, promovendo uma planificação conjunta no âmbito de comunicação para o desenvolvimento.

Do mesmo modo quero encorajar a todos para que prestem atenção aos temas propostos e que serão apresentados para apropriarem-se dos debates de forma que os mesmos possam produzir opiniões e sugestões que enriqueçam os planos a serem produzidos para providenciar melhores resultados.

Aos oradores, quero que sejam mais objetivos e explícitos para não deixar dúvidas aos participantes, pois, já tendes uma vastas experiências na matéria a ser tratada, PROCUREM a satisfação e compreensão de todos.

Ao terminar, convido a todos presentes para que deliciem das coisas boas que a nossa cidade oferece, nestes termos e tendo dito declaro aberta a Reunião Provincial de Planificação do Instituto de Comunicação Social, Delegação Provincial da Zambézia.

O primeiro ponto de Agenda onde feito o balanço das atividades realizadas do ano 2019 , verificou que o  grau de cumprimento foi positivo no qual a instituição obteve 0.3 por cento de avanço, num universo em os efeitos do ciclone Idai e outras intempéries afectaram negativamente o cumprimento do plano de desenvolvimento desta   Provincia.

No Departamento dos recursos humanos  verificou-se que relativo aos actos administrativos ocorridos no ano 2018, os participantes questionaram a falta de informação do concurso referente a mudanças de carreira e em seguida a inquietação dos mesmo foi esclarecida.

Também abordou-se a mobilidade de quadros neste sector e tramites a seguir sobre a transferência de um funcionário onde o Delegado Provincial explicou que para o efeito é sempre necessário que haja uma confirmação de cabimentos e sem isto, a transferência de um funcionário não é possível.

No Departamento de Produção, entre vários aspectos falou-se do novo Regulamento Interno enquanto em relação a atribuição de novas funções e novas designações do ICS que o novo regulamento interno traz, O Chefe deste Departamento, Jaime Jose Francisco que apresentou o tema com apoio do Delegado Provincial, advertiram que é sempre necessário que os funcionários leiam o regulamento para perceberem melhor as suas atribuições e funções.

Para uniformização dos horários das rádios comunitárias e blocos noticiosos sugeriu-se que passe a vigorar único para determinado tema em todas rádios comunitárias assim como como número padrão de voluntários e colaboradores.

O tempo de antena sugerido para a duração do programa magazine passa a ser de 05 a 06 minutos e 10 minutos para notícias.

No quadro de desafios, o envio de notícias para o programa adobe audition, as Radios Comunitárias, Maganja da Costa, Namacurra, Mocubela, Mulevala e Molumbo devem envidar esforços na produção de fundos para resolver preocupações emergentes.

Uma boa nova do sector de produção apresentada neste encontro é a Delegação Provincial dever ter uma Rádio Comunitária apresentada pelos técnicos funcionários.

Fonte: Ics