ICS reúne-se em Mocuba para reflectir sobre estratégias de desenvolvimento institucional.
A Directora Geral do Instituto de Comunicação Social (ICS), Fárida Costa revelou à reportagem da Delegação da Zambézia, no dia 03 de Julho de 2020 que neste encontro foram debatidos assuntos ligados ao Estatuto Orgânico (Qualificador profissional e Quadro do pessoal).
Plano estratégico e planificação orçamental das Delegações do ICS, memorandos de parcerias com o ICS, parceria ICS/UNICEF, sustentabilidade das Rádios Comunitárias e sua manutenção periódica, divulgação da imagem institucional e acções em curso no âmbito da prevenção e combate à propagação de COVID-19 através de cumprimento do decreto presidencial cujos debates mereceram grande interesse dos participantes.
“É um encontro que nós fizemos de reflexão, a avaliação que faço é positiva, primeiro porque um dos temas que nós debatemos foi sobre as mensagens de prevenção do COVID-19, transmitidas nas rádios comunitárias e também o trabalho que fizemos através das equipas das unidades móveis com apoio do nosso parceiro Unicef, no qual o Instituto de Comunicação Social tem muito a agradecer, desde as primeiras horas, o nosso parceiro que é Unicef, abraçou esta transmissão das mensagens.
A avaliação é positiva para além de termos o nosso alinhamento, no que diz respeito também as rádios comunitárias e muitos outros procedimentos que nós devemos ter nas nossas instituições para ficarmos todos alinhados.
Os debates foram muito bons porque cada Delegação trouxe a sua experiencia em relação a sustentabilidade das rádios comunitárias e alguns procedimentos na área de recursos humanos, a nossa Chefe de Recursos Humanos também esteve presente para falar sobre alguns procedimentos tendo em conta os recursos humanos.
A outra questão foi como se faz a planificação, outro ponto forte foi sobre o Estatuto Orgânico, as ideias sobre o quadro do pessoal e o qualificador profissional para que não haja disparidades à nível do Instituto de Comunicação Social tanto na Sede como nas Delegações provinciais, tenhamos o mesmo alinhamento neste aspecto do quadro do pessoal, qualificador profissional e o nosso Estatuto Orgânico.
A mensagem que eu deixo é para as rádios comunitárias continuarem a disseminar mensagens de prevenção contra COVID-19 e que de facto as comunidades tenham em conta esses problemas que nós estamos a ter em conta em relação a pandemia.
Cumprirem rigorosamente todas indicações que foram dadas pelo Ministério da Saúde e também esta questão do Estado da Emergência.
As pessoas devem cumprir usando a mascara, o distanciamento social, lavar as mãos, é necessário cumprir porque senão vai ser uma catástrofe. “
A margem deste evento, alguns Delegados provinciais do ICS falaram das acções em curso no âmbito de prevenção e combate ao novo corona vírus, COVID-19 sublinhando que “ficar em casa “ e cumprir com todas orientações do Governo é a chave da mensagem da prevenção contra a propagação desta pandemia.
Os entrevistados acima identificados foram unânimes em afirmar que na utilização combinada dos meios que o ICS possui, as Rádios Comunitárias, as equipes das Unidades Móveis de mobilização social, o jornal, “o campo“ e boletins locais estão a disseminar mensagens educativas, incentivando as comunidades rurais e urbanas a prevenirem-se do novo corona vírus.
E que devemos ser persistentes nestas acções para que o reinício paulatino das aulas anunciado no último balanço feito Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi não culmine em nenhum desastre que não tenha sido precavido.
O objectivo destas iniciativas e acções é que as respectivas populações tomem ao peito, as orientações emanadas pelo governo, em decretos presidenciais com destaque as regras de “ ficar em casa “ e de lavagem das mãos com água e sabão ou cinzas incluindo, do distanciamento social para reduzir a propagação do novo corona vírus COVID-19, na nossa Província em particular e no nosso País em geral.
Fonte: Ics