
III Sessão Ordinária do GP em curso

O Governador da Zambézia, Abdul Razak Noormahomed apela a necessidade de intensificação de medidas de prevenção de doenças diarreicas através de (lavagem das mãos, higiene individual e colectiva no uso correcto da latrina e redes mosquiteiras) para além de tratamento de casos notificados pelas unidades Sanitárias e agentes polivalentes elementares nas comunidades entre outros métodos.
O Director Provincial de Saúde na Zambézia, Hidayat Kassim chama atenção que apesar da situação epidemiológica e medicamentosa apresentar canal endémico na zona de segurança sem diarreias nem malária é importante sublinhar que as diarreias que se verificam um pouco por toda parte se devem ao período chuvoso em que nos encontramos no qual todas medidas de prevenção devem ser aplicadas com rigor.
A título de exemplo disse ainda que esta em curso um programa de sensibilização com a Saúde em parceria com o Instituto de Comunicação Social, ICS na projecção de filmes educativos sobre boas práticas de famílias modelo.
Numa análise retrospectiva das primeiras cinco semanas do ano 2018 verificamos 6.881 casos contra 6.625 do mesmo número no ano 2019, o que significa uma redução de quatro porcento onde a análise de tendência verifica que há redução.
Por sua vez, o Director Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, Aldo Mussossa afirma que das 390 salas de aulas destruídas parcial e totalmente, destacam-se 124 construção de material convencional, 105 de material misto, 161salas de material precário, das quais 237 foram recuperadas e 153 por recuperar.
Entre os parceiros de cooperação temos a visão mundial que doou 500 chapas e 300 sacos de cimento para o efeito, no Distrito de Derre.
Fonte: Ics