
INGC lança Projecto Atlas de resposta aos desastres na Bacia do Licungo

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades lançou esta segunda-feira, na cidade de Mocuba, o Projecto Atlas de preparação e resposta aos desastres na Bacia do Licungo na província da Zambézia.
O Atlas de preparação e resposta aos desastres na bacia do Licungo pretende-se que seja um instrumento de consulta de instituições governamentais, não-governamentais e comunitárias para projecção de actividades de mitigação e de desenvolvimento socioeconómico daquela região.
Na elaboração do documento que deverá durar um ano e meio, serão usados drones e outros meios tecnológicos avançados para a recolha e processamento da informação mais detalhada. O projecto vai custar mais de doze milhões de meticais.
A bacia do Licungo atravessa os distritos de Gurué, Namarroi, Ile, Lugela, Mocuba, Namacurra e Maganja da Costa. Há cerca de três anos, registou cheias já mais vistas que culminaram com a morte de perto de uma centena de pessoas e destruição de infra – estruturas diversas.
Os administradores de Gurue e Maganja da Costa Chirembwe e Ângela Serrote que participaram do lançamento do projecto estão agora mais optimistas em relação a prontidão e qualidade das intervenções em caso de cheias na bacia do Licungo.
Por seu turno, a Secretaria Permanente do Governo da Zambézia que dirigiu a cerimónia de lançamento de altas de preparação e resposta de desastres na Bacia do Licungo, apelou para a divulgação da iniciativa.
Fonte: (RM-Zambézia)