Informação

IX Sessão Ordinária do Governo Provincial da Zambézia em curso constata canal endémico na zona de segurança

Data: 09/05/2018
IX Sessão Ordinária do Governo Provincial da Zambézia em curso constata canal endémico na zona de segurança

O Governador da Província da Zambézia Abdul Razak Noormahomed disse na IX Sessão Ordinária do Governo Provincial realizada no auditório da Sala de Sessões do Governo Provincial que neste final da época chuvosa, houve uma tendência de redução significativa da malária e diarreias o que significa que há maior envolvimento comunitário.

Apelando a população em geral de modo a aderir à abertura de aterros para a deposição de lixo e realização de necessidade maiores nas latrinas na luta contra o fecalismo ao céu aberto, o numero 1 da Província da Zambézia sensibiliza a comunidade sobre a melhoria da higiene pessoal e colectiva limpando os charcos e depósito do lixo no seu devido lugar.

Visto que a malária afecta muito rapidamente as mulheres grávidas e crianças, o Governador da Zambézia apela ainda que em casos de observância de sintomas da malária, deve-se deslocar rapidamente aos postos de saúde para o seu devido tratamento.

Na mesma Sessão Ordinária do Governo Provincial da Zambézia, o Director Provincial de Saúde da Zambézia Hydait Kassim disse que no ano de 2018, houve uma redução de casos de diarreias, não se registou surto de cólera na província mas sim sua redução e da malaria comparativamente com o primeiro trimestre do ano passado.

O nosso canal endémico pala primeira vez, situou-se na zona de segurança a partir de Janeiro até essa data.

Comparativamente os últimos cinco anos, o nosso canal endémico de diarreias sempre esteve nas zona de alarme e de segurança, o que significa que as diarreias agudas estão-se a consolidar, ao nível dos distritos e nas nossas comunidades.

Neste momento, o nosso canal endémico saiu da zona de segurança para zona de êxito estando a favorecer sucesso.

A fonte salientou ainda que um outro denominador comum é que todos os distritos da Província da Zambézia estão a registar a redução significativa em casos de diarreia onde a província teve uma redução de 25 porcentos passando de 28 759 casos em 2017 comparando com 21320 casos deste ano.

Estão sendo realizadas campanhas de sensibilizações porta a porta envolvendo apoio de líderes comunitários, religiosos, da medicina tradicional na distribuição de Certeza oferecendo um frasco cada família para purificação da água.

Temos também trabalhado com a nossa imprensa de modo a expandir informação sobre a prevenção do aumento de diarreias, em relação a malária, houve uma redução de óbitos da malária ao nível da nossa província.

No primeiro trimestre do ano 2017, tivemos 68 óbitos por malária e no primeiro trimestre deste ano tivemos 45 óbitos, uma redução de 28 porcento, em termos de casos de Maláris.

Referir que a prevalência da Malária devido ao inquérito do ano 2015, foi de 69 porcento de prevalência da Malária nas crianças.

Segundo alguns dados em termos de incidência na sua taxa ao nível da província, situa-se em 45 porcento, o que dá para perceber que em termos de incidência, a malária tende reduzir ao nível da nossa província.

Em termo de desnutrição, na Província da Zambézia, está-se a fazer a vigilância de duas doenças como Sarampo porque Moçambique está a caminhar para sua eliminação.

Todos casos que atingirem todas crianças abaixo de 15 anos de idade, devem ser analisadas para determinar a prevalência do Sarampo.

Ainda a província da Zambézia, tem uma meta de alcançar 49 suspeitas de Sarampo sendo 46 das metas já cumpridas e das 32 amostras, todas elas foram negativas, o que significa que a Província não tem Sarampo ao nível das nossa comunidades e a vacinação está no seu efeito positivo. Concluiu director Hydait.

Fonte: ICS