Inauguração da Escola Secundária de raiz de Mopeia abre o ano lectivo 2022 na Província da Zambézia
A inauguração da Escola Secundária de raiz, no Distrito de Mopeia pelo Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos foi o epicentro de abertura do presente ano lectivo, no dia 31 de Janeiro do ano 2022, na Província da Zambézia.
O novo empreendimento ora inaugurado vai garantir o processo de ensino aprendizagem em melhores condições, aos 2.382 estudantes da 10 à 12ª classe que saem da Escola Primária sede deste Distrito, após 11 anos de espera do novo edifício que comporta três blocos com seis salas de aulas no total, um bloco Administrativo, dois sanitários públicos, uma sala de professores e um bloco multi-uso onde funcionam salas apetrechadas de informática, laboratório e biblioteca.
O Director Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano da Zambézia, Joaquim Casal referiu que a abertura do ao lectivo 2022 é a demarcação que oficialmente marca o início das aulas para o presente ano, dai que pede à união das sinergias para o sucesso do ensino aprendizagem que arrancava na nossa Província e no Pais em Geral.
Na sua intervenção, o Governador Pio Augusto Matos referiu no discurso de abertura solene do ano lectivo que " sob o lema por uma educação inclusiva patriótica e de qualidade, decorreu no dia 31 de Janeiro de 2022, à escala nacional, a abertura do ano lectivo cujas cerimónias centrais foram dirigidas pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, na Escola Secundária Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi, no povoado de Chinomane, no Posto Administrativo da Matola-rio, Distrito de Boane, Província de Maputo foi um momento privilegiado, no calendário escolar em que todos nós Governo, professores, alunos gestores e decisores do sistema do ensino, encarregados da educação, líderes comunitários e religiosos incluindo a sociedade em geral, assumiram o compromisso de levarmos avante e à bom porto, o ensino, assegurando que o ano lectivo decorra e termine da melhor forma."
Em seguida trouxe à superfície os avanços e retrocessos da Educação na Zambézia ao afirmar que o sector da educação tem registado um crescimento assinalável, tanto em termos de efectivos como em infra-estruturas escolares, visando responder a demanda cada vez crescente da nossa população.
"Assim, o ano lectivo que hoje inicia, a Província da Zambézia conta com mais 46 novas escolas, passando de 3.700 no 2021 para 3 746 escolas físicas em 2022, das quais três mil setecentas publicas 36 privadas, registando-se uma variação de 1.5 porcento.
Relativamente aos efectivos escolares, a nossa Provinda conta com mais de 2.228.810 alunos do ensino púbico e particular, numa variação de 3.9 porcento se comparar com o ano 2021 que era de 1.156.883 alunos.
No âmbito da melhoria das condições para o ensino aprendizagem, foram concluídas 314 salas de aulas, seis sistemas de abastecimento de água, 450 fontes de lavagem das mãos que irão beneficiar cerca de 31.100 Alunos e serão concluídas mais 391 salas de aulas e iniciadas mais 95.
Paralelamente à construção de salas de aulas, o Governo recebeu em 2021, a distribuição de mais de 2.185 carteiras escolares e prevê fornecer mais 4.250 no presente ano lectivo."
Num outro desenvolvimento, Augusto Matos chamou atenção sobre a necessidade de valorização do esforço do Governo pelos usuários das instalações do novo empreendimento através de sua conservação incluindo o material nele apetrechado.
" Queremos aproveitar também, esta oportunidade para apelar as comunidades escolares, beneficiárias das infra-estruturas, livros e mobiliários escolares para que saibam valorizar este esforço do governo, conservando as infra-estruturas a fim de assegurar a sua durabilidade."
De igual modo, pediu ao corpo docente que prestasse maior atenção à todos alunos com destaque os das classes iniciais no que diz respeito as disciplinas de português e matemática.
"Aos nossos professores, pedimos o compromisso de assegurar sobretudo, alunos das primeiras classes do nível primário, adquiram as competências de leitura escrita e de cálculo recorrendo as diferentes estratégias do ensino"
Ainda de acordo com Pio Matos para que haja sucesso no processo de ensino aprendizagem a decorrer, num ambiente em que coabitamos com a COVID-19 e outras enfermidades, é muito importante a observância da higiene colectiva e individual por todas comunidades escolares.
"Apelamos ainda a população em geral que acate as mensagens que tem sido difundidas pelo governo, através da comunicação social, sobre a observância dos actos de boas práticas, higiene individual e colectiva pela lavagem das mãos, distanciamento social, uso correcto das mascaras por forma a prevenirmo-nos da ocorrência de doenças diarreicas de origem hídrica e da COVID-19."
Porque a época chuvosa ainda vai continuar, queremos também aproveitar esta ocasião para apelar, aos pais e encarregados da educação incluindo autoridades governamentais e parceiros de cooperação para uma conjugação de esforços virada à rápida reconstrução das salas de aulas a fim de assegurarmos que o processo do ensino aprendizagem decorra sem sobressaltos este ano.
É importante sublinhar que o Governador Pio Matos também chamou atenção aos líderes comunitários e religiosos ao realçar em especial, o aspecto da higiene individual e colectiva, nos seguintes termos:
"Queridos líderes comunitários, a educação não é um processo apenas de entregarmos o nosso filho ao professor. Ela começa em casa, a formação do homem a partir da nossa criança que vai ser o pai e a mãe do amanhã começa em casa.
O pai e mãe não podem deixar o seu filho ir à escola sem tomar banho, pentear, usar o fardamento e sem ver se a sua camisa tem botões certos.
Porque é o princípio da educação onde é preciso que dêem alguma coisa para comer antes de ir para à escola e precisam também cozinhar uma pequena mandioca ou batata-doce para ele levar para ir comer no lanche.
Porque é muito tempo que a criança fica fora de casa por isso aquele mucutche (resto do jantar) é primeiro para ele e não para o pai. - Justificou Governador
"Devem aquecer primeiro e dar a criança para ele ter força para ir estudar mas também tem que dar uma garrafa de água para ele beber porque talvez há escolas que não têm. -Explicou
Temos que educar para bons comportamentos, ensinando a nossas criança a cumprimentar os mais velhos, os vizinhos, a cumprimentar o pai e a mãe quando acorda.
Não podemos esperar que só seja o professor porque este, aqui tem um papel importante que é devolver aquela criança que sempre chega sem tomar banho.
"Não o deixe entrar na sala, faz uma pequena carta que diz "querido encarregado da educação, veja o seu educando não está a tomar banho de manhã. Vai cheirar catinga e vai contaminar doenças" e o miúdo, vai entregar ao pai. Interditou
Educação não é só saber ler e escrever, é saber viver em comunidade, saber respeitar o próximo, saber respeitar-se, é a educação que vale mais do que a de ser doutor e não ter educação.
Haja cuidado porque estudar muito não é igual a ter sabedoria, é ter uma pessoa a respeitar os outros. O aluno também precisa fazer a sua parte na sociedade. Pois precisa ir à escola quando sai de casa e não ficar aí no mercado a brincar. E como é que nós veremos se ele vai a escola? - Esclareceu indicando como confirmar a veracidade dos factos e o que fazer depois.
"É preciso que o pai olhe os cadernos para ver se ele escreveu alguma coisa, naquele dia. Porque cada dia, ele põe a data e vai escrever lá o que ele aprendeu. E o pai vai ver se chegou a escola.
Se não houver nada, vai lhe perguntar, você estava aonde? Se a resposta dele for á, á, á. Então, o pai dará um carolo para que o filho não repita a brincadeira."
Alguns pais presentes apoiaram com um sim, ao Governador. E o Governador continuou dizendo: É assim porque no processo do ensino aprendizagem, a responsabilidade começa em casa, na conversa entre pais e filhos.
"Os pais devem aprender a conversar com os filhos de modo a corrigirem o que não anda bem neles."
E usou comparação disjuntor para os pais na correcção dos erros dos filhos como os disjuntores impedem os curtos circuitos durante a condução da corrente eléctrica.
"Eles são disjuntores que disparam quando algo não esta bem na corrente eléctrica. Para isto não esperem a reunião que há-de se realizar na escola porque será tarde corrigir, e os erros serão muitos e já teremos perdido a criança. - Concluiu
Não penteou o cabelo, diga amanha não te quero ver assim. Mas não tomar banho não. É melhor devolver. - Interditou severamente Pio Matos para em seguida por em pratos limpos as regras do jogo.
"É importante termos esta percepção de que a responsabilidade da criança é nossa e começa em casa. As vezes pensam que é do Governo. Não é, você é que fez a criança e nós não estávamos lá. Você tem que assumir a sua responsabilidade.
Fazer crescer até ele ficar adulto. O Governo está te ajudar. Está a dar livros gratuitos e não pagas matrícula.
Então, você tem que comprar fardamento. Mas o pai anda com sapatos, a mãe até põe biqueiras e o filho vai descalço a escola. Este pai é responsável? O professor deve chama-lo e saber onde está o pai. – Disse Pio Matos aos pais, o que precisam saber
É só diminuir as cervejas que bebe para comprar sapatos ou sapatilhas para o seu filho. Muto simples.
E quando vende a primeira lata de milho, compra sapatos do filho. Não pode esperar que o governo compre fardamento e ofereça lanche. - Acautelou
Os líderes comunitários não podem deixar nenhuma criança na comunidade que não vá à escola. Este ano vai iniciar a construção da escola industrial e profissional de Morrumbala porque queremos aquelas escolas que ensinam carpintaria, electricidade, isto é, à fazer alguma coisa.
E não muitas pessoas doutoradas em psicologias psique-pedagógias para pensar e que não conseguem fazer o que pensam. E com estas palavras, Pio Matos declarou aberto o ano lectivo 2022.
O Director da nova Escola Secundária de Mopeia, Juma Francisco Nicareia disse à reportagem do Instituo de Comunicação Social na ocasião que a construção iniciou no ano 2018 e terminou no ano 2021 em que não abriu por falta de água e sanitários razão pela qual o seu orçamento inicial de 24 milhões de Meticais, beneficiou de uma adenda no valor de cinco milhões, totalizando 29 milhões de Meticais o custo da referida obra de construção.
Por seu turno, a Directora do Serviço Distrital da Educação de Mopeia, Maria do Céu António Adriano referiu que oito Escolas equivalentes a 13 salas de aulas foram afectadas pelo ciclone Ana enquanto o Chefe da Repartição da Educação Geral, Henriques Guedes afirmava que 126 professores é o efectivo do corpo docente para 55.556 alunos inscritos na rede escolar do Distrito de Mopeia constituída por 164 escolas quatro e dessas últimas quatro Secundárias, três são dos Postos Administrativos que leccionam de 8ª às 10ª e somente a nova possui o 2º ciclo da 11ª à 12ªclasse.
O relatório refere que a Escola Secundária de Mopeia dirigida pelo Director Juma Francisco Nicareia coadjuvado por quatro Directores Adjuntos, dois do primeiro ciclo e dois do segundo ciclo e um Director Adjunto Administrativo também coadjuvado por um Chefe de Secretaria coordenam e auxiliam o funcionamento normal do processo de ensino aprendizagem.
E que a área pedagógica teve um efectivo escolar de 2.391 alunos do ensino presencial 1794 dos quais matriculados no primeiro ciclo, 748 destes do sexo feminino e 797 alunos matriculados no segundo ciclo 267 dos quais raparigas contra 1578 do ano 2020.
No ensino à distância foram matriculados 61 alunos da 8ª às 10ªs classes contra 69 de 2020, os quais encontravam-se distribuídos em 45 turmas originais que por causa da conjuntura de COVID-19, as turmas foram redimensionadas para 90 em observância ao protocolo sanitário.
Estes alunos foram assistidos por 75 docentes, 10 dos quais do sexo feminino, contra 58 em 2020 efectivo de docentes este que fez a cobertura do ensino secundário do primeiro e segundo ciclo incluindo do ensino primário assim como do ensino à distância porque esta escola lecciona o ensino presencial assim como o ensino à distância.
De referir ainda que o corpo docente compreende várias especializações que segundo a distribuição de disciplinas, 13 professores leccionam a língua Portuguesa, sete são da língua inglesa, três professores da língua francesa, igual número à disciplina de filosofia, seis docentes à de História, oito de Geografia, cinco de Biologia, quatro de Física, sete de Matemática, dois da educação visual, igual número de Agropecuária, um docente de TICs, dois docentes de IPP, três da Educação Física e um docente de Noções do Empreendedorismo.
A Escola possui docentes na sua maioria com formação psico-pedagógica e apenas dois docentes sem formação psico-pedagógica todas de sexo feminino.
O aproveitamento pedagógico dos 2.391 alunos matriculados no ano 2021 em referência, 2.281 alunos foram submetidos ao exame onde aprovaram 2028 equivalente à 85 porcento, número este que constitui um decréscimo porque em 2020 a escola tinha atingido 91.2 porcento.
Pelo Decreto ou seja diploma ministerial número 1 de 1 de Dezembro, artigos 79, 80 de 2020 onde todos alunos que foram matriculados em 2020 que por natureza não tinham exame deviam passar automaticamente para classes posteriores aumentou a percentagem em 2021.
No aproveitamento pedagógico por classe, a 8ªclasse obteve 82.3 porcento, a 9ªclasse 84.7 porcento, 10ªclasse 81.4 porcento no segundo ciclo com um total de 82.8 porcento enquanto na 11ªclasse tivemos 93.7 porcento 12ªclasse 85.9 porcento com uma percentagem global de 89.2 porcento.
Ensino Secundário à distância, o Ministro da Educação colocando a escola cada vez mais próxima do cidadão, o Centro de Aprendizagem de Mopeia funcionou com um gestor e nove tutores distribuídos em ordem por disciplinas, 1- um de português, 2- um de Inglês, 3- um de Historia, 4- um de Geografia, totalizando nove tutores para um efectivo de 59 alunos 15 dos quais da 8ªclasse, 24 da 9ªclasse e 21 da 10ªclasse, contra 17 da 8ª classe, 19 da 9ª classe, 31 da 10ªclasse do ano 2021.
O aproveitamento pedagógico neste subsistema de ensino, foi positivo, no qual temos uma percentagem total de 8ª à 10ªclasse de 89.4 porcento.
No capítulo de área administrativa, o sector funciona com um Director Adjunto Administrativo (DAA) para a área financeira, um Chefe de Secretaria, dois técnicos profissionais e um técnico superior afecto na Secretaria incluindo dois auxiliares Administrativos e um guarda eventual totalizando 85 funcionários no geral.
Falando de fundos para o funcionamento desta escola, a fonte que temos vindo a citar referiu que o primeiro é o de AD proveniente de matrículas e inscrições dos alunos, no qual em 2021 a escola colectou 4.000,00MTs resultantes de matrículas montante do qual 275 mil foi usado na fonte para preparação e implementação de abertura do ano 2021 e o restante 250 foi declarado na Autoridade Tributaria.
Para os Fundos de AD 2021, a escola recebeu através de um cheque com um valor total de 250mil Meticais, do valor recebido que usando manuais de procedimentos, a escola tinha que gastar mil trezentos na aplicação de serviços gráficos, copias e impressões, encadernação de algumas brochuras para os alunos carenciados e restantes 54.285 através da reunião do Conselho da Escola foi deliberado o pagamento de uma divida ao fornecedor papelaria Mopeia.
As receitas próprias que incluem a emissão de certificados, no fim de 2021, foi colectado 34.600,00MTs proveniente da emissão de certificados, valor este usado na íntegra para o pagamento de subsídios do guarda, de material de higiene e limpeza e consumo da corrente eléctrica.
No que se refere às taxas de exame para dar cobertura ao processo do exame, a Escola cobrou para o efeito, 150,00 MTs ao aluno admitido ao exame tendo conseguido arrecadar através deste, o valor de 130.200,00MTs, valor este, usado no total.
A escola pagou à todos funcionários os seus salários até Dezembro de 2021, tendo uma díida estimada no valor de 30.030,70MTs que será reposta como exercício findo, informação esta cadastrada ao sector de rádio da Direcção Provincial da Educação.
De igual modo a Escola Secundária de Mopeia pagou horas extras à todos funcionários, num montante de 67.676,96 Meticais o que todo funcionário recebeu suas horas extras. Em 2021 escola não beneficiou do orçamento do Estado, assim como o de COVID-19.
Na componente género, a escola teve uma professora que trabalhou com raparigas, e todas comunidades escolares, em particular e no geral.
Ao longo de 11 anos foram prometidas e proferidas quatro palestras sobre gravidezes, precoces, doenças de transmissões sexuais, ITS, VIH, Direitos Humanos e Direitos Sexuais da Mulher, Assédio Sexual e Abuso Sexual cujo objectivo foi desenvolver uma cidadania activa capaz de agir para promover e punir os actos sociais que atentam contra a dignidade das pessoas, em particular no seio da Escola.
Em 2021, a Escola teve seguintes constrangimentos, enfrentou inúmeras dificuldades no ano passado que influenciaram negativamente para o bom funcionamento de actividades, com destaque a insuficiência de salas de aulas, dificuldade de produção de testes de avaliações e material de cópias, roubos constantes, nas salas de aulas por pessoas desconhecidas, falta de uma sala equipada de informática para o funcionamento de aulas das TICs.
Falta de laboratório de física e Química incluído de Biologia, falta de ginásio para professores, insuficiência de professores da educação visual, falta de equipamento no Centro de Ensino à Distancia, falta de capacitação de tutores que lidam com o Ensino à Distancia, falta de carteiras nas salas de aulas, falta de campo para prática de actividades desportivas, exiguidade do orçamento para suportar certas despesas da Escola.
E teve como desafios envidar esforços junto das autoridades para aumentar o número de salas de aulas para satisfazer os grandes problemas prevendo a construção de três salas de aulas até Dezembro de 20223, com ajuda de pais e encarregados da educação.
Ainda constitui como desafio conseguir com a sensibilização de palestras a permanência da população feminina na escola.
É também desafio da escola, o início da construção do murro da escola (a parte vedada com postes e rede galinheira) assim com garantir junto dos professores a promoção dos resultados que vão ao alcance das aspirações das comunidades bem como conseguir um guarda permanente no seu recinto é outro desafio porque até então funciona com um guarda eventual.
Cerca de 2.382 alunos foi o número total do efectivo do corpo discente matriculado no ano 2022 como dados preliminares da 8ª à 12ª classe por confirmar no levantamento 03 de Marco do ano 2022.
Para o representante de UNICEF, é com imenso prazer que participa na cerimónia de abertura do ano lectivo 2022, no Distrito de Mopeia a qual acontece dois anos após a eclosão da pandemia de COVID-19, pandemia esta que levou ao fecho das escolas para quase um ano, com custos enormes para aprendizagem dos alunos.
O retorno dos alunos às salas de aulas, ocorrido no ano passado, foi o corolário dos esforços empreendidos por todos para assegurar por um lado, as medidas de prevenção, nas escolas e por outro, medidas pedagógicas, que contribuíram para implementar um conjunto de acções para que o ano lectivo melhorasse as condições de aprendizagem dos alunos.
A luta continua contra esta última vaga da COVID-19 que se tem feito nas últimas Semanas. Esperemos que o efeito nas escolas seja mínimo. Graças aos esforços conjuntos das Comunidades, Professores, alunos, alunas, aprendemos a lidar com a pandemia e queremos continuar com este desafio e com as aulas de maneira segura.
Apelamos que a abertura do ano lectivo seja acompanhado pelo regresso de todas as crianças para respectivas escolas e de todas as mães, raparigas, alunos e alunas com deficiências e crianças afectadas pelas emergências.
Devemos assegurar que estas recebam todo o apoio que precisam para sua educação, bem-estar e crescimento psico-social.
A experiência de outros países mostra-nos que quanto mais tempo as crianças ficam longe das escolas menor é a probabilidade de retornarem as mesmas.
A fim de enfrentarmos a crise de aprendizagem criada pela pandemia da covid-19, e pela crise humanitária no norte do nosso pai, é de primordial importância, recuperar o tempo e conteúdos perdidos, reforçando atenção para os alunos com maior dificuldade.
Aqui, o papel dos professores e das escolas é fundamental, nós solidarizamo-nos com os alunos e alunas que perderam suas escolas, pela depressão Ana que assolou a nossa Província e deixou um rasto de destruição significativa.
As Nações Unidas e UNICEF em particular incluindo parceiros nacionais e internacionais, estão a realizar esforços para minimizar os efeitos da tempestade sob liderança de autoridades nacionais.
Para garantir um ambiente saudável e seguro de aprendizagem, precisamos acelerar as construções escolares para que mais alunas e alunos possam aprender em escolas seguras, as infra-estruturas de água e saneamento em particular para as crianças e meninas e pessoas com deficiência.
A educação é um dos sectores com maior probabilidade de parceiros de cooperação de maior prioridade para parceiros de cooperação em Moçambique.
É nosso desejo que todas crianças tenham acesso à um ensino de qualidade quer seguro e oportunidades para todos meninos e meninas inclusive que os professores estejam devidamente preparados e motivados.
Estamos confiantes que vamos vencer esta fase de vida difícil, um filósofo grego antigo disse a base de todo o Estado é a educação da sua Juventude. Desta forma damos os parabéns ao Governo pela sua decisão corajosa renovamos o nosso compromisso de continuar a apoiar a educação em Moçambique.
Gostaríamos de aproveitar a ocasião para apelar a todas as meninas que completaram nove anos à aderir a campanha de vacinação contra o piloma vírus humano para prevenção do câncro de colo de útero que está sendo oferecida pelos serviços de saúde em toda nossa Província.
Esta vacina é administrada em duas doses, com intervalo de seis meses entre doses e é uma vacina segura.
Desejamos um feliz ano para todos os alunos, as alunas, mães, páis, professores e professoras bem como outros fazedores da educação.
Por sua vez, o Administrador de Mopeia, saudou desejando boas vindas aos presentes ao Distrito de Mopeia onde a respectiva população representada pelos pais e encarregados da educação, manifestou muita satisfação por acolher este importante evento, no seu Distrito que marca o início do ano escolar, na Província da Zambézia.
"Comprometemo-nos a honrar a escolha através de actos e acções por ocasião desta cerimónia quero desejar aqui e agora, assumir que tudo faremos para conservação deste património que acabamos de testemunhar a sua inauguração, esta belíssima escola nova que ainda cheira a tinta, tem mobília e todo o equipamento que se pode esperar ter numa escola como esta.
É nossa missão, trabalhar com a população nos bairros da vila como parte integrante e não só para valorização deste património do Estado para que se mantenha a sua durabilidade à altura da população do Distrito."
A construção desta escola de raiz, vai tirar do chão muitas crianças, conforme testemunhamos em muitas mensagens já passadas aqui para dispor de outras condições de ensino aprendizagem e consequente melhoria do aproveitamento pedagógico, por isso, o Distrito de Mopeia diz muito obrigado e muito obrigado à este nosso Governo e que continuaremos sempre envidando esforços no sentido de criar as mesmas condições ao nível de Distrito de Mopeia pois temos o Posto Administrativo Campo e algumas Localidades no Posto Administrativo sede que ressentem-se da falta deste ensino Secundário e muito obrigado por ter eleito o nosso Distrito para acolher esta cerimónia que simboliza abertura do ano lectivo 2022.
A mensagem dos alunos agradece ao presidente da República Filipe Jacinto Nyusi pela iniciativa de alocação desta escola visto que o Distrito não tinha salas suficientes para albergar um numero cada vez mais crescente de alunos e pelo facto do mesmo ter vindo reduzir a distância dos mesmos para o acesso à escola.
Entretanto pedem que a mesma seja apetrechada em corrente eléctrica, água canalizada, ginásio, campo multiuso e murro de vedação.
A mensagem de Pais e Encarregados da Educação destaca que estes recebem e acolhem com elevada honra as cerimónias provinciais de abertura solene do ano lectivo que inclui a inauguração da Escola Secundária de Mopeia.
"Queremos em vosso nome agradecer com orgulho ao Presidente Filipe Jacinto Nyusi junto do seu governo, na resposta imediata dos nossos pedidos referentes à construção do edifício condigno para fins escolares que vai albergar maior número da população escolar, do nosso Distrito. Não só como também em outros cantos da nossa Província"
O Distrito de Mopeia foi honrado, no ano 2000 com a introdução do Ensino Secundário pois, outrora, os graduados da sétima classe tinham que percorrer longas distâncias de Quelimane, Beira, Caia entre outros para continuação dos estudos porque o Distrito não Dispunha de Escolas Secundárias.
Na mesma sorte, a Escola acolheu alunos de vários Distritos vizinhos que carenciavam deste tipo de edifícios para o ensino de Luabo, Chinde e Morrumbala entre outros.
A Escola Secundária Geral de Mopeia surge num momento em que as necessidades eram pertinentes, pois na altura, as aulas eram leccionadas nos edifícios improvisados pertencentes aos padres.
Com o tempo foram fitas as negociações que levaram a escola à funcionar na EPC sede, algo que constrangia ao sector tanto que algumas aulas funcionavam em algumas salas da Secretaria dos Servicos Distritais da Juventude e Tecnologia.
Com o termino da construção do edifico para aplicação na EPC-sede, a Escola Secundária passou definitivamente para o qual em 2003 em blocos compostos por três salas cada e que mesmo assim não respondiam as necessidades da demanda.
"O sonho de construção de Escola de raiz é como bónus que caem em alguém, sem contar, de tanto necessitar, necessitar e perder esperança mas esperamos confiantes nos slogans do nosso Governo quando promete cumpre e é o queremos hoje, a Escola Secundaria de raiz."
Queremos por isso, endereçar os nossos agradecimentos e deixar o nosso comprometimento como pais e encarregados da educação dos meninos que aqui vão frequentar.
"Que tudo faremos para preservar esta infra-estrutura escolar que hoje se inaugura, pedimos igualmente que no espírito de cumprir os nossos pedidos não pare por aqui, pois precisamos de formação, profissionais e que os nossos filhos educandos não terminem o nível médio e apenas fiquem sem contribuir no desenvolvimento deste país."
A cerimónia esta a decorrer num momento de dor, devido à certos acontecimentos que assolam e assolaram o nosso País, Província e em particular o nosso Distrito.
Como é o caso de recente infortúnio que sucedeu em Luala, pois foi o Posto Administrativo do Posto Campo que dizimou muitas vidas causando assim grandes perdas nas famílias.
Nós como Pais e encarregados da educação não deixamos de reconhecer os esforços empreendidos pelo Governo, outrossim, pedimos ao Governo que flexibilizasse a corrente eléctrica nas estradas que ligam a Escola e a Vila, o que no nosso entender vai permitir uma boa vigilância da infra-estrutura e da criminalidade ao longo do troco.
"Comprometemo-nos como pais e encarregados da educação e contribuir com as demandas da instituição referentes ao processo de ensino aprendizagem"
Gostaria de iniciar a minha intervenção, endereçando uma calorosa saudação à todos presentes nesta cerimonia que marca o início do ano lectivo 2022 nesta Província e através de vós ao Presidente da Republica, Jacinto Filipe Nyusi, pela forma abnegada e sábia com que tem conduzido os destinos do nosso País para uma consolidação da Paz, da Unidade Nacional e o Desenvolvimento Sócio Económico, Cultural e Humano do Nosso País saudação esta extensiva à toda população da Zambézia em particular do Distrito de Mopeia, local que acolhe esta cerimonia"
Quero aproveitar esta oportunidade para nos solidarizarmos com as familhas enlutadas, na sequência do acidente de Luala, ocorrido ao longo da estrada nacional nº1, que atravessa este Distrito assim como desejar forcas às famílias da nossa Província e das Províncias vizinhas de Nampula, Sofala e de Tete pela destruição causada pela tempestade Ana e pelas percas humanas que tivemos no nosso País.
Aqui na Zambézia perdemos nossos concidadãos ate o momento em número de nove, vítimas do ciclone desta tempestade Ana.
Fonte: Ics