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Ministra de Administração e Estatal e Função Pública gradua 112 funcionários na Zambézia

Data: 23/10/2018
Ministra de Administração e Estatal e Função Pública gradua 112 funcionários na Zambézia

A Ministra de Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Rita Namashulua procedeu a entrega de certificados a 112 funcionários que concluíram cursos modulares durante dois anos, em gestão orçamental patrimonial que tinha 15 módulos e Gestão de recursos humanos com 19 módulos correspondentes a 59,9 porcento de aproveitamento, no dia 14 de Setembro de 2018, na cidade de Quelimane.

Na sua intervenção, Carmelita Namashulua disse que gostaria manifestar a sua satisfação e imensa gratidão pelo convite que lhe foi formulado para esta cerimónia que constitui um marco importante para os desafios que travamos no quadro da profissionalização da nossa Administração Pública que também é um marco importante na vida de todos graduados.

"A cerimónia de graduação que hoje se realiza na cidade de Quelimane, só foi possível pelo facto do Governo da Província da Zambézia ter compreendido e assumido que a busca de ciência que se pretende na nossa Administração Publica só se pode conseguir apostando na formação e capacitação do capital humano, elemento determinante na introdução e implementação de mudanças, da busca permanente da satisfação do cidadão a quem juramos bem servir cada vez melhor.

Saudamos o Governo da Província da Zambézia por ter tornado possível a realização desta graduação a que temos hoje honra de aqui presenciar e orientar.

A nossa saudação é extensiva a Direcção da IFAPA-Beira, aos formadores e aos formandos em geral, pela dedicação e determinação que tiveram ao transformar as dificuldades da limitação de recursos em oportunidades daquilo que testemunhamos aqui hoje nesta cerimónia.

Também queremos saudar os grupos culturais pelas mensagens que nos transmitiram, a peca teatral que reporta aquilo que te acontecido dia-a-dia nas nossas instituições mas aqui eu queria sugerir a componente da responsabilização naquela peça.

Pelo que nos foi mostrado na peca, a gestora de recursos humanos, daquela instituição, é uma pessoa que não se dedica, que despreza o cidadão, é uma pessoa que trabalha sem nenhuma responsabilidade, o director daquela instituição devia ter lhe tirado daquele posto.

Esta é a responsabilização. É assim como deve funcionar a nossa Administração Publica.

A graduação de 112 técnicos que ora testemunhamos, ocorre numa fase importante em que o nosso Pais vive, intensos processos de reforma legal, com tanto direito na nossa Administração Pública, e que exige pessoas abeis, activas, capazes de se ajustar a novos desafios na identificação de soluções concretas, palpáveis, postas as solicitações de preocupações dos nossos cidadãos.

O IFAPA-BEIRA em coordenação com outras escolas do Governo, têm estado por isso a contribuir significativamente para fazer face a estes desafios, formando, capacitando e disponibilizando quadros e ferramentas apropriadas para serem desenvolvidas no dia-a-dia, na nossa Administração Pública.

Assistimos aqui ao vosso juramento, disseram que juravam trabalhar com dedicação, servir os interesses dos cidadãos e disseram também que iriam trabalhar fielmente e honestamente, disseram que iriam cumprir a legalidade, iriam praticar a justiça e que iriam combater a corrupção.

Disseram também que iriam combater todas as praticas contrarias e nocivas a ética profissional e que iam lutar contra a propagação do hiv e sida e iriam contribuir no combate contra a pobreza.

Caros colegas, o juramento é um compromisso pessoal, uma pessoa pode-se formar mas se não esta cometida com a instituição, é bom não fazer o juramento.

Quando faz o juramento, esta a comprometer-se de que efectivamente vão cumprir com aquilo que hoje aqui disse, de luz acesa e o povo moçambicano houve os nossos juramentos. Faz juiz dos nossos juramentos e é pela mesma razão quem não cumprir com os nossos juramentos, a população a quem devemos servir julga-nos por isso, um juramento é muito e muito intrínseco e é muito importante porque é um compromisso individual que cada um de nós faz.

Quando agente diz, eu juro por minha honra, é um compromisso pessoal e caros colegas eu queria efectivamente que cumpra com fé nas vossas instituições possam praticar este juramento que aqui hoje foi feito em público e todo o povo moçambicano de Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Indico ouviu.

Por isso, tudo que ouvimos hoje e testemunhamos permite que continuemos a dar passos largos e concretos para alcance da posição assumida pelo nosso Governo moçambicano, através da estratégia de reforma do desenvolvimento de Administração Publica que consiste em garantir uma Administração Publica centrada no cidadão, promotora do desenvolvimento e vocacionada para prestação de serviços de qualidade.

Por isso o nosso Governo vai continuar a apostar na formação, capacitação dos funcionários e agentes do Estado, para elevação progressiva da sua qualificação técnica profissional, de modo que a Administração Publica melhore a sua actuação, conferindo melhores padrões de qualidade e serviços por ela prestados ao nosso cidadão, materializando deste modo, consolidando, o processo de reforma e modernização da nossa Administração Publica.

Apenas nesta Província foram formados pelo IFAPA Beira, 536 técnicos médios e básicos e também pela avalanche e dinâmica da procura dos nossos serviços pelos cidadãos importante que a Província da Zambézia faca esforços para podermos formar muito e muito mais."   

O Governador Abdul Razak Noormahomed recomendou aos Funcionários Públicos e Agentes do Estado graduados, a busca contínua da eficácia e ética, melhoria de qualidade no atendimento ao cidadão como atributos indispensáveis do bom desempenho de Administração pública.

Para o efeito, eles devem fazer esforço para aumentar os seus conhecimentos e a sua formação profissional, com base nas necessidades do sector onde labutam.

"Neste sentido quero saudar os que graduaram hoje sob a égide do Instituto de Formação de Administração Publica e Autárquica da Beira, pois, para melhorar do seu desempenho no relacionamento com a população, as instituições públicas foram também dotadas de curso regulares e periódicos com os diversos seguimentos da sociedade assim como promover o funcionamento regular dos colectivos de trabalho, para estimular o espírito de equipa, o bom relacionamento entre colegas, a partilha de informação e a discussão conjunta de planos e programas de actividades do sector.

Queremos aproveitar esta oportunidade para chamar atenção que o sector pública não deve constituir espaço para cobranças ilícitas e a prestação de serviços e outros actos que não beneficiam a imagem do funcionário como nepotismo, favoritismo na admissão promoção ou movimentação do pessoal, o mau atendimento ao público na tramitação do expediente.

Vale a pena denunciar algumas inquietações que preocupam a nossa sociedade que requerem soluções que não são consertáveis de toda sociedade de sensibilização e mudança de comportamento das comunidades para o qual todos nós somos chamados a dar a nossa contribuição entre os quais casamentos prematuros e gravidezes precoces, o trafico de órgãos humanos, e perseguição de pessoas portadoras de albinismo, o assassinato de pessoas para fins supersticiosos, as queimadas descontroladas, acidentes de viação, o uso indevido das redes mosquiteiras para fins de pesca o abate descontrolado de mangais, a desinformação em relação a cólera, os boatos sobre chupa-sangues, e o comportamento em relação ao hiv e sida entre outros cuja resolução será possível com a participação activa de todos segmentos da nossa sociedade e do Governo porque eles derivam de usos e costumes e tradições e culturas ambiental que urge conhecer e compreender de modo a actuar com devida sensibilidade.

O Governo Provincial continuara a aplicar com afinco, o bom ambiente de trabalho, melhoria das condições de trabalho e de vida dos funcionários públicos através de diálogo constante, investimento de infrastruturas, equipamentos e instrumentos de trabalho e por meio de incentivos e outros mecanismos de gestão moderna"  

Na sua mensagem, os graduados do 7° e 8° cursos modulares de CIFAPA sublinha que foram 27 meses de muito sacrifício caracterizados por diminuição de tempo de repouso, ausência de convívio familiar para que o resto fosse dedicado inteiramente as aulas.

"Estamos cientes dos desafios que nos esperam, reconhecemos que ter diploma e certificado não basta pois, é importante demonstrar acções concretas, as contribuições, nos nossos sectores de trabalho, cabendo aos órgãos de tomada de decisão, a que pertencemos fazer o melhor uso dos conhecimentos e experiencias adquiridas.

A Directora do IFAPA de Sofala disse por sua vez que a graduação de 112 técnicos médios deste 8° curso modular é responsabilidade acrescida do EFAPA no processo da reforma do sector publico como instituição vocacionada a formação, capacitação, treinamento e reciclagem tendo em consideração sempre a satisfação dos anseios, aspirações e realizações dos cidadãos.

"Testemunhamos mais uma cerimónia que marca uma nova etapa na vida dos graduados, e na história da nossa Administração e que certamente ira exigir uma nova postura no saber fazer, saber ser e saber estar e ouvir dos graduados e acreditamos que farão isto com competência, habilidades técnicas e científicas, responsabilidade de modo a melhorar vosso relacionamento com o público e aumentar a produtividade no sector de trabalho.

Estamos cientes que os conhecimentos adquiridos contribuirão para melhorar não só o desempenho das vossas instituições, na gestão de recursos e da coisa pública mas também, garantirão uma maior equidade e transparência na Administração dos instrumentos de programação e operacionalização do sector público".

O acto de graduação que hoje fazemos parte é uma grande conquista, fruto da dedicação, do interesse e da determinação de cada um de nós.

Com certeza, este acontecimento, guardado nos corações e nas mentes dos nossos pais, familiares e amigos de todos aqueles que contribuíram que directa e indirectamente para esta formação de ensino e aprendizagem que um modo geral decorreu satisfatoriamente, nos inspirou a enfrentar os estudos com dedicação e hoje esperamos encarar com optimismo e gelo, a vida profissional e as condições de trabalho que formos a encontrar por mais adversas sejam.

Registamos alegrias e tristezas durante o percurso, lamentamos a perda de quatro formandos e três formadores endereçando as nossas sentidas condolências as famílias destes nossos ente queridos e pedimos um minuto de silêncio em suas memórias."

Fonte: Ics