Informação

Nyusi felicita e encoraja Zambézia no cumprimento de plano entre as Províncias visitadas

Data: 22/06/2018
Nyusi felicita e encoraja Zambézia no cumprimento de plano entre as Províncias visitadas

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi felicitou a província da Zambézia, na Sessão do Governo Distrital por ele orientada, no âmbito do balanço da visita efectuada ao Distrito de Mulevala, no Dia 18 do ano 2018 por ter cumprido com o seu plano encorajando-a a prosseguir com o mesmo esforço para o alcance de suas metas.

A felicitação da Província da Zambézia surge após as intervenções dos Ministros exigindo maior clareza do relatório lido pelo Governador Abdul Razak Noormahomed com destaque ao Ministro de Justiça, Joaquim Veríssimo querendo explicações na área de piscicultura, nutrição e da Fabrica Orizícola de Nicoadala entre outras.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita quis saber o resultado da investigação feita sobre as causas do amarelecimento letal do coqueiro e da construção da ponte sobre o rio chipaca via Madal incluindo a situação da fabrica de descasque do arroz, índice de infecção pelo HIV e Sida,

O Vice Ministro de Trabalho, Emprego e Segurança Social, Petersburgo falou dos 122 aviários em produção de frangos, em 22 pavilhões dos quais sete ocupados, da exportação de minerais dos quais cinco de areias pesadas, tantalita entre outras que não apresentam a responsabilidade social onde segundo ele, devia-se fazer trabalho de controlo rígido bem como questiona o significado de actos Administrativos num contexto de redução.

A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sultane – sobre falta de turismo de capulana e finalmente, a Ministra de Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional em relação ao reduzido número de mulheres no Governo Provincial.

Reagindo a estas inquietações, o Presidente Nyusi disse que não fazia sentido exigir estes dados porque segundo ele são os Ministros que nomeiam os membros do Governo Provincial e questionando quantas mulheres estes teriam enviado à Zambézia

"O facto de ter subido nas matrículas é encorajador porque significa que o concebido foi atingido embora subir de 69 para 74 porcento, pareça pequeno número.

Quero encorajar as Obras Publicas Habitação e Recursos Hídricos pela subida de 49 para 53 porcento no abastecimento de água que também é bom e vamos continuar porque o vosso relatório diz isso.

A vossa produção regista subidas onde a produção de arroz foi suficiente e espero que com este comportamento que estão a ter em 2018 vão subir mais concretamente nas aves onde estávamos habituados a consumir frangos vindos de Chimoio e isto vai incentivar os produtores.

O mesmo digo sobre os 42 mil de empregabilidade que é um número satisfatório pois das Províncias que visitei, Zambézia foi a que conseguiu.

E vocês estão a reabilitar os diques em Mopeia. No Intabo são 300 hectares e vão conseguir fazer disparar a produção agrícola.

Entretanto, de todas Direcções Provinciais de Justiça quero saber quantas casos existem e que tipo de casos.

Em Inhambane, são cobranças ilícitas, ma gestão e desvios e fica difícil. Quero ver cada Administrador a falar de Actividades Económicas de cor e em segundo de Actividades Sociais, isto é, número de escolas de sua área de jurisdição, pois, queremos ver o que vocês sabem.

Fonte: Ics