
PROAPA promove feira de venda de arroz das técnicas melhoradas em Quelimane

A primeira feira de venda de arroz de produtores do programa de aumento da produção e produtividade de arroz na Província da Zambézia organizada pela Direcção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar realizou-se no dia 30 de Junho do ano 2019, na cidade de Quelimane dirigida pelo respectivo Director Provincial, Zabula Zibia.
Na ocasião, Director Zibia disse entrevistado pela reportagem do Instituto de Comunicação Social que "a iniciativa de venda de arroz de produtores de seis Distritos começa nas machambas onde estamos a trabalhar com produtores no sentido de transmitir lhes aquilo que são as técnicas melhoradas para incrementarem os níveis de produção de arroz.
Não fazemos este trabalho de forma isolada, mas sim com os nossos parceiros de cooperação para além dos produtores assim como também trabalhamos com a investigação que é o braço que traz as novas tecnologias que nos transmitimos aos produtores.
Nesta feira que esta a ser realizada com o nosso parceiro PROAPA, estamos a trazer aquilo que foi parte da produção desta campanha e apraz nos que cada vez mais os produtores estão a aumentar a produção e produtividade do arroz.
Daqui surge outro desafio que é a ligação com o mercado, porque sabemos que toda a cadeia da produção é desencadeada através da comercialização e aqui podemos trazer algumas iniciativas da comercialização.
Realizamos esta feira para trazer aquilo que é a nossa produção para também podermos vender e criar aquilo que é o estímulo para os produtores onde estamos aquelas variedades que neste momento estão sendo trabalhadas e já conhecidas e aumentaram seus rendimentos concretamente chupa, nené, Mocuba que são variedades aromáticas e com bom sabor.
O que nós esperamos é que cada vez mais os cidadãos de Quelimane vão habituando-se delas e terão um lugar para comprarem arroz que podemos considerar saudável porque em termos de agro-químicos o teor é baixo.
O passo a seguir é conseguirmos vender a produção, destinada a venda salvaguardando, aquilo que é para o consumo dos próprios produtores e isto vai estimular aos produtores o incremento não só das artes mas também da produção.
E vamos ter capacidade de alavancar nossas fábricas de processamento que é o nosso objectivo para termos matérias-primas para exportação.
A nossa mensagem é incentivar aos produtores que continuem a aumentar a produção e produtividade que é o que esta a acontecer, e nós do lado da investigação estaremos também a a trazer variedades mais produtivas e adaptáveis as nossas condições.
Em termos de mercado, apelamos que todos cidadãos de Quelimane venham e comprem arroz aqui nesta feira, um arroz que vai ser o nosso orgulho porque foi produzido na nossa Província e os preços são os praticados pelos produtores no terreno, simplesmente facilitamos os produtores com isenção de custos de transportes".
Fonte: Ics