
População precisa perceber leis mineiras para participar na mineração

O Director Nacional da Geologia e Minas, Elias Xavier Félix Daudi disse em conferência de imprensa concedida aos órgãos de comunicação social, na cidade de Quelimane que existe uma necessidade da população compreender como é que se faz esta coisa de actividade mineira.
Mas, em condições normais para construir uma planta, a instalação de qualquer recurso passa por tirar uma quantidade elevada de amostra para poder desenhar a planta, o que a empresa fez em Pebane foi tirar amostras para desenhar a planta e este tipo de coisas deve ser dita, as pessoas tem que perceber que quando chegar o período de produção, a empresa não há de ter possibilidade de parar para a população compreender.
Podemos admitir que estas situações podem ter sido influenciadas pelo problema de Derre. É urgente corrigir de modo que não vamos ter muitas regiões em que as pessoas recusem a entrada destes projectos. Não achas que alguma coisa deve ser corrigida por parte do Governo para que não tenhamos isto, questionaram, jornalistas ao Director Nacional de Geologias.
Em resposta a fonte que temos vindo a citar disse "para o caso de licença mineira, pode-se emitir uma licença ambiental, numa área onde há Duat mas não numa área de conservação pois a área de conservação é de lei proibida.
Fonte: Ics