Informação

Presidente da Federação Moçambicana de Futebol de visita a Província da Zambézia

Data: 23/07/2020
Presidente da Federação Moçambicana de Futebol de visita a Província da Zambézia

O Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidai encontra-se de visita de dois dias a partir de 23 de Julho de 2020.

Entrevistado pelos Órgãos de Comunicação Social, momentos após a sua chegada no Aeroporto de Quelimane, Faizal esclareceu os objectivos de sua visita nos seguintes termos:

“É visita de trabalho que nos estamos a fazer ao périplo pela zona Centro, esta é a última Província, já fizemos as três esta é a quarta, para inteirar o grão da situação da implementação das orientações da Federação Moçambicana de Futebol.

Naturalmente para agradecer o voto que a Província da Zambézia deu ao nosso elenco e também trabalhar e ver as infraestruturas daqui da Província incluindo outros trabalhos em relação ao licenciamento de clubes como sabemos o Mtxedxe de Mocuba está no Moçambola vamos lá ver a situação administrativa daquele clube.

 Mas a coisa mais importante é a questão de academias de futebol, sabemos que temos uma academia aqui, a só protecção, vamos lá visitar, ver qual é o apoio e se houver mais academias de futebol vamos introduzir para dar as linhas mestras do nosso manifesto e das nossas perspectivas para os próximos quatro anos.

Nos não sabemos ainda vamos lá visitar, houve um investimento da FIFA no campo de Mocuba, vamos ver ate aqui o que foi feito la, depois faremos a nossa análise e também temos o futebol de praia.

Um dos nossos estandartes porque a FIFA também quer futebol de praia, principalmente o futebol feminino, nos viemos aqui implementar um projecto muito ambicioso chamado “as raízes do futebol“ dos 06 aos 12 anos, dos 12 aos 15 anos, introduzir a escola também, venho aqui com o Director Técnico Nacional e o Vice-presidente de alta competição e há muito trabalho que vamos fazer nesta Província.

A questão de licenciamento de clubes é um grande problema mas nós já atenuamos, um bocadinho, as condições para o licenciamento dos clubes do Provincial, já não vai ser todas aquelas exigências que nós temos.

Vamos subindo gradualmente, agora penso há coisas básicas, estes clubes devem se licenciar, penso que amanha vamos ter um encontro muito importante com os clubes e é possível que eles possam aderir ao licenciamento.

O que nós sabemos é que queremos clubes organizados como temos empresas organizadas que é o outro objectivo que nós temos na implementação das acções distritais porque sabemos a importância dos distritos é dali que saem os pólos de desenvolvimento.

Também no desporto nos queremos três ou quatro acções de distritos nos teremos que implementar, trazemos os estatutos, pelo menos vamos ter uma acção distrital em Mocuba, mesmo ca em Quelimane e noutros Distritos para que possam a partir do distrito termos os jogadores para a selecção nacional.

Para o trio técnico nacional vai se entrevistar dois ou três proponentes para dai decidir-se o melhor porque o que queremos é a transparência. Estamos aqui também para resolver este problema de trio técnico inicial que vai estar também na Federação Moçambicana de Futebol.“

Fonte: Ics