Informação

Previsão meteorológia da Zambézia para o período Outubro, Novembro Dezembro do ano 2019

Data: 19/11/2019
Previsão meteorológia da Zambézia para o período Outubro, Novembro Dezembro do ano 2019

A Delega Provincial do INGC da Zambézia, informou na XVII Sessão  que a previsão meteorológica da Província  para o período de Outubro, Novembro de 2019 em que nos encontramos prevêem - se chuvas normais para os Distritos de Derre, Lugela, Maganja da Costa, Mocuba, Namacurra, Nicoadala e Quelimane.

E Chuvas normais com tendência para baixo de normais param distritos de Alto Molocue, Ile, Gilé, Gurué, Milange e Pebane e chuvas normais com tendência para cima de normais para os distritos de Chinde, Inhassunge, Luabo, Mopeia e Morrumbala.

Madalena disse ainda que espera-se baixo risco de ocorrência de cheias nas bacias hidrográficas de rios Chiire, Ligonha, Lualua, Licuari, Namacurra e Raraga com risco moderado de ocorrência de cheias para Zambeze e Licungo.

Entretanto, descargas atmosféricas atingiram os Distritos de Maganja da Costa, Mocuba, Derre, Mopeia, Namacurra, Nicoadala e Pebane e no mesmo período foram registadas ocorrências de queimadas descontroladas nos Distritos de Inhassunge, Lugela, Mocuba e Namarroi.

Para os meses de Janeiro, Fevereiro ao Março de 2020, prevê-se ocorrência de chuva normal com tendência para cima do normal para toda Província da Zambézia assim como prevê-se também risco moderado de cheias na bacia do Ligonha e risco moderado alto de cheias na bacia do rio Licucungo

Para população em risco, foram feitas algumas previsões cujos números aprovados no nosso plano de contingência para o primeiro cenário que inclui ventos fortes, inundações nas cidades e vilas têm a previsão de 66.200 afectados.

Para o segundo cenário que inclui o primeiro mais cheias e ciclones, temos 274 mil e cem pessoas que provavelmente serão afectados enquanto para o terceiro cenário que inclui o primeiro e o segundo cenário mais sismos tem 281.700 pessoas e a nossa base de trabalho será o cenário dois que prevê 274 mil e cem pessoas afectadas.

Foram registadas ocorrências em vários distritos, maioritariamente, queimadas descontroladas e alguns dias em que tivemos fortes ventos acompanhados de trovoadas e chuvas.

Refira-se que no dia 28 de Setembro de 2019 tivemos problemas no Distrito de Pebane, Posto Administrativo Sede e Posto Administrativo de Mulela onde 201 casas de construção precária ficaram afectadas com um número aproximado de 1489 pessoas.

E queimadas descontroladas atingiram cinco casas de constrição de material precário destruídas, no dia 30 de Setembro de 2019, no Distrito de Lugela enquanto no Posto Administrativo de Munhamade, cinco casas de construção de material precário foram destruídas totalmente para além de ventos fortes que afectaram uma casa de enfermeiros do mesmo Distrito que foi destruída parcialmente incluindo uma igreja Adventista.

Fonte: Ics