Informação

Recenceadores de mãos dadas para que rede mosquiteira chegue à todas famlías de Molumbo

Data: 18/04/2017
Recenceadores de mãos dadas para que rede mosquiteira chegue à todas famlías de Molumbo

O recenseador Paulino Luis Pedro afecto no povoado de Lúrio disse que apenas restam três famílias por recensear e vão ser destacados alguns para concluírem enquanto o resto de recenseadores que compõem este grupo avança para outro povoado.

A chefe desta brigada de recenseadores, Ponda Obisse, técnica da medicina preventiva cuja brigada já registrou 300 famílias até o momento, disse ter deparado com certas dificuldades que não ultrapassam as suas capacidades.

Ponda citou que no povoado de Lúrio por exemplo houve famílias que tentaram inviabilizar o processo mas após a sua mobilização acabaram aceitando.

Na sua óptica julga que isto deve-se a questões partidárias porque os recenseadores são  acompanhados de chefes das comunidades e quando pertencem ao partido diferente do chefe do agregado familiar, confundem o recenseamento com a tentativa de aumento de  membros em vantagem de outro partido.

Segundo esta fonte, na sede do Distrito de Molumbo existem seis grupos  cuja composição varia de seis a 14 membros e tudo indica que o objectivo será atingido dentro do tempo previsto.

Entretanto,  José Mouzinho que recensea na zona de Messias afirma que já cobriu 80 porcento correspondente a mais de 20 famílias cujo trabalho decorre sem sobressalto.

Partilha a mesma opinião, o seu colega Benjamim Bijote que recenseou 53 famílias na Escola de Amalibo sem sobressaltos.

Segundo este entrevistado, as famílias são diversificadas mas até o momento a  mais numerosa registada foi de 14 membros que vai receber  quatro redes no máximo.

Entretanto, a recenseadora Fátima Jaime Júlio,  por sinal a mais nova deste grupo, afirma que registou 50 casas, encontrou o limite máximo de 12 membros e vai se dedicar mais para entrar na segunda fase deste programa.

Fonte: ICS