Informação

SDEJT promove Feira Distrital de Ciências e Tecnologias em parceria com DPCTESTP em Quelimane

Data: 05/06/2017
SDEJT promove Feira Distrital de Ciências e Tecnologias em parceria com DPCTESTP em Quelimane

O Chefe do Serviços Distritais de Actividades Económicas, SDAE, Clementino Francisco disse no Discurso de abertura que o evento foi promovido pela Direcção Provincial de Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional em parceria com os Serviços Distritais da Educação Ciência e Tecnologia da cidade de Quelimane visando a promoção de talentos cientistas do amanha, nas escolas e o uso do método cientifico no seio dos alunos. 

Consiste na montagem de experiencias de física, matemática, biologia, Química em diversas tecnologias baseadas em materiais de baixo custo de acordo com as experiencias usando conhecimentos adquiridos nas salas de aulas.

A iniciativa visa também desenvolver a capacidade de trabalho em equipa dos alunos e contribui para a solução de problema de falta laboratórios nas escolas com vista a potenciar maior qualidade do ensino, incentivar o ingresso dos participantes nas escolas do ensino técnico profissional.

Além do cumprimento dos programas do Governo, serve de avaliação do desempenho de docentes e discentes para o apuramento de melhores talentos para a feira de ciência tecnologia Provincial segundo as capacidades individuais e colectivas dos alunos.

Parabéns a Escola Secundaria Geral Patrice Lomumba por ter alcançado o primeiro e segundo lugar nas duas fases em representação da Província da Zambézia, no ano passado ao mesmo tempo que encorajamos a todos intervenientes directos e indirectos a trabalharem arduamente com todos alunos a serem apurados neste evento para a fase Provincial para o nosso Distrito venha conseguir êxitos logrados no ano 2016

Queremos que o Distrito de Quelimane volte a ser o modelo de ingresso dos estudantes nas Universidades, nas cadeiras de ciências, com a criação de clubes de ciência e tecnologia nas escolas, o que será possível com a participação dos estudantes e controle de professores e pais encarregados de educação.

Para que o distrito volte a ser modelo de ingressos dos estudantes nas Universidades, nos cursos de ciências, com a criação de clubes de ciência e tecnologia, nas escolas.

Empenho de todos principalmente de professores alunos no processo de ensino aprendizagem, refira-se que participaram neste evento no total 90 alunos provenientes de nove escolas da cidade de Quelimane contra todas previstas.

Fonte: Ics