Informação

Sala de Sessões do Governo acolhe 2ª e 23ª Sessões Ordinárias do Conselho de Coordenação Provincial e do Governo Provincial alargadas aos Administradores Distritais e outros quadros

Data: 14/12/2018
Sala de Sessões do Governo acolhe 2ª e 23ª Sessões Ordinárias do Conselho de Coordenação Provincial e do Governo Provincial alargadas aos Administr...

O Governador da Zambézia, Abdul Razak Noormahomed dirige a 2ª e 23ª Sessões Ordinárias do Conselho de Coordenação Provincial e do Governo Provincial alargadas aos Administradores Distritais e outros quadros, no dia 13 de Dezembro de 2018, na cidade de Quelimane.

Na sessão de abertura, o Secretário Permanente Provincial, Júlio Ambali Mendes disse que a agenda sublinha apresentações dos Directores Provinciais da Educação e Desenvolvimento Humano, Aldo Mussossa sobre o processo de distribuição de carteiras escolares seguido da Economia e Finanças, Graciano Francisco atinente a implantação de agências bancárias na Província e seu impacto nos Distritos.

De igual modo, neste evento apresenta-se o grau do cumprimento do Plano Quinquenal do Governo e da sessão de acção de segurança alimentar, na Província bem como do abastecimento de produtos para quadra festiva, actos Administrativos em curso, divulgação da circular do encerramento do exercício económico 2018 bem como consulta pública sobre o sistema social ambiental.

E nos diversos para além do Serviço Militar Obrigatório, o Director Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Motim Rodrigues solicita a necessidade da partilha do horário do trabalho para a quadra festiva factos que mereceram a aprovação do supracitado dirigente após ter conferido a presença dos participantes.

Na sua intervenção, os Directores Provinciais da Educação e Desenvolvimento Humano, Aldo Mussossa disse sobre o primeiro ponto que o sector que dirige planificou adquirir e distribuir 32.898 carteiras e neste preciso momento já foram distribuídas 9.977 correspondentes a 30.3 porcento.

De um plano de 82.mil carteiras na operação troco, foram fornecidas 9.799 que correspondem a uma execução de 11.9 porcento.

No âmbito da responsabilidade social das organizações não-governamentais, recebemos 2.300 carteiras da companhia moçambicana, 460 através do projecto Mozambico onlus.

Ainda do projecto, operação tronco, já estão na Província, 10 mil kits para igual número de carteiras aguardando-se pela chegada da estrutura metálica para a sua montagem e temos um cenário da distribuição de carteiras na Província da Zambézia

Em resumo, dizer que a Província da Zambézia adquiriu e distribuiu 22.536 de um defici de 32.998 carteiras e tirou do chão 90.144 crianças, o que ajuda sobremaneira na melhoria das condições de aprendizagem das nossas crianças.

Por sua vez, o Governador reforçou que de facto esta acção vai melhorar não só as condições de aprendizagem como também incrementar a percepção da matéria e melhoria da vida da população, no geral.

O Director Provincial da Economia e Finanças, Graciano Francisco disse na segunda apresentação referente a expansão de agências bancarias na Zambézia que esta Província dispõe de 33 balcões de bancos comerciais e um balcão de microcréditos.

Os serviços financeiros ainda se encontram fortemente concentrados na cidade de Quelimane, cerca de 42,4 porcento de cobertura onde dos 22 distritos apenas 10 estão providos de representação bancária, o que se traduz numa cobertura de 45, 5 porcento em toda Província.

O BCI destaca-se em primeiro lugar com total de 13 agências seguido do Millennium bim com 11 agências, Banco Oportunidades com três agências, STANDAR BANK com duas Agências, o BARCLERS com duas agências, LETSEGO com uma agência e finalmente o Moza com uma Agência.  

Ainda não temos cobertura em cem porcento dos nossos Distritos, faltando apenas cobrir cerca de 12 deles.

No dia 22 de Dezembro do ano 2018, foi promovido um encontro com PCAs e  PCLs dos Bancos Comerciais, cujo objectivo cingia-se em persuadi-los para expandirem os seus serviços ao nível de Distritos onde não temos cobertura.

Como resultado desse encontro foi possível obtermos informações em que as agências de alguns bancos vão abrir suas representações, nos Distritos de Gilé, Inhassunge onde no Gile já se lançou a primeira pedra, pelo Governador Abdul Razak Noormahomed e espera-se que no próximo ano, se lance também a pedra e entre em funcionamento.

E Moza garantiu que está a mobilizar recursos, em relação ao Banco no Chinde, Derre, Ile, Luabo, Mocubela enquanto em Quelimane teremos ainda a SOCREMO que está neste momento a fazer estudo do mercado.

Com estes bancos, poderemos aproximar a cobertura dos nossos bancos em todos Distritos facilitando que os nossos funcionários possam reduzir as distâncias que percorrem para receber os seus salários.

Ainda estamos a trabalhar para ver se conseguiremos mobilizar um banco para o Distrito de Pebane que também carece de uma agência bancária.

O Governador da Zambézia agradeceu o facto anunciado afirmando que os Bancos desempenham importante papel na poupança da economia da população porque muita gente tem dinheiro proveniente da venda de castanha de caju, gergelim, amendoim, tabaco e outros produzem mandioca, milho, feijões, então têm que guardar dinheiro de forma segura.

Também podem obter empréstimos para potenciar suas actividades e os bancos podem patrocinar. Estamos convictos que com ajuda do Presidente da República vamos conseguir cobrir todos Distritos porque uma das condições é que haja energia eléctrica nos Distritos.  

Fonte: Ics