
Sector da Saúde na Zambézia reforçada com meios circulantes

Decorreu a entrega de 11 motorizadas e equipamento médico hospitalar (camas, colchões, aparelhos de medição de tensão arterial entre outros) para unidades sanitárias, avaliado em 12 milhões de meticais dos fundos do Orçamento do Estado, OE e Parceiro FGH (PEPFAR).
Os referidos meios circulantes têm como objectivo garantir o alcance de mais comunidades que padecem do HIV e SIDA, de modo que se atinjam 90 porcento de pacientes seropositivos para serem admitidos ao tratamento anti-retroviral e reter no sistema de aderência ao tratamento através de testagem comunitária, buscas activas de faltosos e abandonos, visitas consentidas e visitas domiciliarias aos doentes entre outras actividades.
O Director Provincial de Saúde na Zambézia, Dr. Hidayat Kassim disse que o material doado pelo FGH vai ser acrescido ao adquirido pelo Orçamento do Estado para apetrechar dois Centros de Saúde construídos pelos municípios de Milange e Maganja da Costa bem como abertura de duas novas unidades sanitárias construídas com OE, nomeadamente Centro de Saúde Maquiringa em Namarrói e Vinte em Mopeia aproximando assim os Cuidados de Saúde Primários a População.
Hidayat exortou aos líderes comunitários e religiosos presentes para alertar a população a cuidar dos doentes seropositivos de modo a acabar o estigma e a descriminação, pois HIV não é igual a morte mas sim igual ao tratamento e isto significa prolongar a vida.
Estiveram presentes no evento, os Directores Nacional e Provincial da FGH; Membros do Colectivo da DPSZ, Líderes Comunitários, Religiosos, Praticantes de Medicina Tradicional e outros quadros do Sector de níveis provincial e distrital.
Fonte: Ics