
Sector de saúde aloca meios circulantes para “dias de tosse”

As autoridades de Saúde a nível da província central da Zambézia alocaram 12 motorizadas a igual número de beneficiários com vista ajudarem na melhoria do diagnóstico da tuberculose nas aldeias e povoações pois com estes transportes poderemos deslocar às comunidades para realização dos dias de tosse, seguimento domiciliário dos pacientes e busca activa dos abandonos.
Este facto foi avançado a nossa reportagem em Quelimane, pelo Director provincial de Saúde da Zambézia Hidayte kassamo, momentos depois de proceder a cerimónia de entrega das 12 motorizadas a igual número de beneficiários.
Tal como explicou a fonte em alusão com este lote sobe para 20 o número de meios circulantes de géneros já entregues ao longo deste ano de 2017, aos Serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social naquele ponto do país.
Segundo a fonte com alocação destes meios circulantes está garantida a cobertura na província da Zambézia em termos de melhoria para a mobilidade dos profissionais do sector em dias de tosse no seio das comunidades locais.
“Neste momento todos os distritos já têm motas para o programa para ajudarem na melhoria do diagnóstico da tuberculose nas aldeias e povoações pois com estes transportes poderemos deslocar às comunidades para realização dos dias de tosse, seguimento domiciliário dos pacientes e busca activa dos abandonos, confirmou o director provincial de Saúde na Zambézia, Hidayte kassamo.
Os chamados “dias de tosse” acontecem de quinze em quinze dias onde as brigadas de saúde deslocam-se ao encontro dos pacientes para o seguimento domiciliário destes.
De acordo com as suas palavras os dias de tosse são muito importante para o sector poder diagnosticar mais casos da tuberculose por exemplo marca-se numa determinada comunidade visita de brigadas moveis mistas de profissionais de saúde trabalho rasteio de pacientes com sintomas de tosse.
A fonte garantiu que neste momento todos os distritos já dispõem de motorizadas para os técnicos abrangidos pelo programa se deslocarem as comunidades para fazerem os “dias de tosse”.
As motorizadas ora entregues aos serviços distritais de saúde, Mulher e Acção Social estão orçadas em perto de 4.5 milhões de meticais desembolsados no âmbito do programa de tuberculose.
Fonte: ICS