Informação

Sensap recebe do governo viaturas para maior prontidão combativa a disastres

Data: 13/04/2017
Sensap recebe do governo viaturas para maior prontidão combativa a disastres

O Governador da Zambézia, Abdul Razak  procedeu esta quarta-feira na capital provincial, Quelimane a entrega de duas viaturas aos Serviços Nacionais Salvação Pública, SENSAP com objectivo de reforçar a prontidão combativa a desastres naquela região do centro do país.

Trata-se de duas viaturas moderna devidamente equipadas com tecnologias de ponta para responder pontualmente a eventuais solicitações para pronto socorro em caso de ocorrência de desastres nos diferentes pontos daquela província.

Com a recepção destes dois  meios circulantes o SENSAP passa, a despor  ao todo de seis carros operacionais para trabalhos operativos nas vilas  municipais de Alto Molócuè, Mocuba, Gurúè, Milange, Maganja da Costa incluindo a cidade de Quelimane. 

O governador da Zambézia, Abdul Razak falando momentos após ao acto de entrega daqueles meios fundamentais aos homens da paz, reiterou para maior prontidão em todas situações de emergência para evitar a perdas de vidas humanas e de bens materiais da população. 

De algum tempo a esta parte o SENSAP vinha se recintindo de certa insuficiência de meios para trabalhos operativos para assegurar com prontidão as preocupações dos cidadãos com emergência necessária em alguns locais da província,  disse Razak.

Na sua interação o timoneiro da Zambézia “Queremos com estes carros maior incremento das vossas actividades vitais em parceria com outros serviços integrados no SENSAP,  com vista a responderem com profissionalismo o grito de socorro de quem clama por algum apoio da vossa alçada.

 O governante reconheceu por um lado que o trabalho dos “homens da paz” depara-se com algumas dificuldades de ordem urbanística devido a construções desordenadas o que condiciona de certa maneira o acesso aos locais em situação de perigo. 

”Neste ponto do país estamos representados em todas as vilas municipais da província referiu por sua vez, o porta-voz do SENSAP em entrevista à comunicação social, sublinhando mais adiante que a recepção destas viaturas constitui uma valia pelas capacidades técnicas que elas oferecem recorrendo ao canhão sem precisar de apoios redumenatres.

 

Estas viaturas são muito especiais, primeiro elas têm uma capacidade boa para cinco mil litros de água e duzentas de espumas e isso ja é suficinetes para um trabalho eficaz porque foram igualmente concebidas para a produção de água e espuma automaticamente durante o acto de combate, disse Cumaio.

Acrescentando que cada um destes “carros de paz” despoem ainda de uma qualidade especial que é a possibilidade de os membros poderem se equiparem em movimento em caso de emergência para debilar qualquer situação, observou o porta-voz visivelmente apto para responder a qualquer que seja a solicitação.

Na ocasião não foi revelado o custo mobilizado para aquisição, mas garantiu trata-se de um lote de meios circulantes adquiridas pelo governo moçambicano e distribuído um pouco pelo restantes delegações do SENSAP no país.

 Esta fonte apontou ainda que além de construções desordenadas uma outra dificuldades com se depara é a solicitação tardia dos Serviços Nacionais Salvação Pública para debelar perigo de emergência.