Informação

UP Quelimane acolhe primeira jornada de tecnologias de informação e comunicação

Data: 06/11/2017
UP Quelimane acolhe primeira jornada de tecnologias de informação e comunicação

O Governador Abdul Razak saudou em primeiro lugar a todos presentes na sessão de abertura da primeira jornada de tecnologias de informação e comunicação realizadas sob o lema "a tecnologia que liberta, um olhar para todas tecnologias de informação, um futuro para todos nós" no dia 06 de Novembro de 2017 na cidade de Quelimane.

Para em seguida, afirmar " dirijo me à todo o corpo docente e discente do ramo da tecnologia de informação e comunicação que com o seu saber e dedicação tem dado um contributo e especial valor as tecnologias de iforamação e comunicação nesta Província.

Na província da Zambézia exitem actualmente diferentes instituições de ciência tecnologia, ensino superior e técnico profissional que leccionam curso de  informação, centros multimédios comunitários, centro provincial de recursos digitais, uma rede de govnet, um portal do governo para divulgação de informações do governo provincial e de outras direcções provinciais para além de pequenas, médias e grandes empresas públicas e privadas que operam no ramo de ciência e tecnologia de informação e comunicação.

É nossa espectativa que todo este potencial possa contribuir directa ou indirectamente para o desenvolvimento rápido e sustentável das tecnologias de informação e comunicação  vulgarmente chamadas tics, que poderá servir de uma alavanca, ao desenvolvimento económico e social da Província.

Para que esta contribuição seja assegurada é indispensável a prática de actividades de pesquisa, divulgação, partilha de conteúdos de modo a responder os desafios impostos pela era digital e uma formação consciente dos estudantes desta área.

O evento que hoje iniciamos, enquadra-se na estratégia de ciência e tecnologia e inovação de Moçambique, representam um passo significativo para o alcance de  uma visão de desenvolvimento.

Hoje notamos com satisfação que existe uma maior consciência e queda para o ensino superior e técnico profissional, quer para o publico em geral sobre o papel fundamental das tecnologias de informação e comunicação, o que nos encoraja a investirmos cada vez mais na sua expansão.

Estas jornadas provinciais das tecnologias de informação e comunicacao, visam acima de tudo, criar um espaço de afirmação e partilha de informação em ciências de comunicação e boas práticas entre os investigadores, professores, especialistas, técnicos informáticos e estudantes e de mais interessados  ao nível provincial  e nacional bem como promover a divulgação de estudos científicos e acção sobre a inclusão digital,  olhando para socialização de iniciativas de tecnologia de informação e comunicação promoção de investigação cientifica nas universidades e outras instituições de ensino, intercâmbio de novas tendências tecnologicas e partilha de de iniciativas científicas nos institutos e nas instituições de ensino superior.

É nosso desejo que os trabalhos da investigação e as palestras a serem divulgadas durante este evento, venham consolidar os conhecimentos de toda pessoas que trabalham na área das tecnologias de informação como daquelas que delas dependem para desenvolverem seus trabalhos. 

Na intervenção final, o Governador observou que o maior prpblema das plataformas existente é que encontramos nelas informações manipuladoras ao contrário das seguras desejadas.

Que pelo menos que nos aconselhem quais são as confiáveis e é o desafio que lancamos as Instituições do ensino Superior que realizam investigação cientifica como a UP.

Governador comentava dessa forma a resposta do Professor que fez a primeira apresentação cuja segurança e o cadrastamento de sua plataforma, o padrão aconselhável é OBA o qual segundo ele oferece maior segurança mas os estudante intervenientes defendem o contrário.

O director Provincial de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Cardoso Meque disse na sessão de abertura que sua curta intervenção reafirma o compromisso do governo à todos níveis, de reconhecer o papel das tecnologias de informação no processo do desenvolvimento técnico da sociedade moçambicana.

Apos ter saudado todos presentes no lançamento da semana da ciência que terá o seu fim no dia 10 de Novembro em que se comemora o dia internacional da ciência em conexão com a qual vamos realizar a primeira jornada cientifica de 06 a 07 deste mês.

Importa referir que as tecnologias de informação e Comunicação são ferramentas transversais e facilitadoras que oferecem oportunidade de soluções à todas áreas de desenvolvimento.

Elas contribuem para o acesso de recursos ideais, por isso nós desafiamo-nos a organizar a primeira jornada de tecnologias de informação e comunicação, como forma de avaliar o processo de produção de conteúdos ao serviço das tecnologias de informação e comunicação com a visão de que o nosso país e particularmente a Província da Zambézia se torne num produtor e não apenas seu mero consumidor, transformando-se desta forma, num processo valioso e competitivo, na sociedade global da iformação.

Vamos realizar palestras nas instituições nos dias 8 e 9 do mesmo mês, sobre várias oportunidade de formação e financiamento de projectos científicos e acesso às bolsas de estudo para licenciatura, mestrado e pós graduação dentro e fora de Moçambique.

E oportunidades de financiamento de projectos de investigação para conclusão de cursos superiores onde preferimos as oportunidades que existem para criação de monografias,  dicertações, teses  e no dia 10 de Novembro que é o dia internacional de ciência, divulgaremos neste auditórios os resultados. 

Fonte: Ics