Informação

Vida lança 1ª pedra da construção do sistema de abastecimento de água

Data: 15/11/2019
Vida lança 1ª pedra da construção do sistema de abastecimento de água

O Administrador do Distrito de Quelimane, Eduardo João Vida lançou hoje 12 de Novembro do ano 2019, a primeira pedra do sistema de abastecimento de água no Posto Administrativo de Maquival. 

Pertencentes ao Governo da Província da Zambézia que as finaciou no valor de 7.905.950,30 Meticais, desembolsados pelo Orçamento do Estado, as obras serão executadas pelo empreiteiro SAI Dilling sob a fiscalização da TEC CNSULT Lda.

O empreendimento com a capacidade de 20 metros cúbicos de armazenamento para bombagem directa, vai beneficiar 3.276 pessoas.

Na sua intervenção alusiva ao acto, o Director Provincial das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos da Zambézia, Fernando Manuel Mainde disse que "estamos a inaugurar vários sistemas de abastecimento de água que estamos a construir ao nível da Província da Zambézia.

Actualmente já temos 11 sistemas de abastecimento de água construídos, quer no âmbito de para-vida que é o projecto da iniciativa presidencial assim como no programa PRONASAR bem como igualmente este ano foram reabilitados sete sistemas de abastecimento de água.

Se forem a observar, há duas ou três semanas atrás fizemos a inauguração dos sistemas de abastecimento de água de Malei, de Cariua no Distrito de Maganja da Costa entre vários sistemas de abastecimento de água que ainda vamos inaugurar dentro deste mês de Novembro até Dezembro.

Questionado que impacto isto esta a trazer paras zonas rural como urbana, a fonte que temos vindo a citar respondeu que há uma melhoria significativa de abastecimento de água quer na Província, quer nos Distritos em particular.

Também o abastecimento de água vem reduzir significativamente os problemas de doenças de origem hídrica que têm sido um problema muito grande onde temos registado diarreias.

Então, o abastecimento de água potável vai reduzir significativamente estes problemas e não só, como também as distâncias que as mulheres têm percorrido para busca do precioso líquido.

Para além de que já podiam-se ocupar em outras actividades como ir à escola mas acabam perdendo tempo na busca de água.

A última cobertura que nós tivemos com as realizações de 2018, já tínhamos alcançado 50.8 porcento, nas zonas rurais e com as actuais esperamos no balanço final do fim do ano, alcançar 55 porcento de abastecimento de água, ao nível da Província da Zambézia.

Fonte: Ics