Informação

X Sessão Ordinária do Governo Provincial aprecia moedas e notas da nova emissão do metical

Data: 25/05/2017
X Sessão Ordinária do Governo Provincial aprecia moedas e notas da nova emissão do metical

A directora do Banco de Moçambique, Engrácia D. M. Guambe começou por historiar que em 2006. foi adoptada a família do Metical como moeda moçambicana pelo Banco de Moçambique  a qual sucederam duas famílias, concretamente a família República Popular de Moçambique e a família República de Moçambique que terminaram o seu curso legal.

A família introduzida em 2006 que é a terceira foi introduzida com a primeira serie de notas e moedas do Metical assinada pelo extinto Governador do Banco de Moçambique, Dr. Adriano Afonso Maleane, cujas notas eram de papel e entraram em circulação a 16 de Junho.de 2006.

Decorridos cinco anos, entra em circulação a 16 de Junho de 2011, a segunda serie, apenas das notas do Metical, da mesma família que é a do Banco de Moçambique, assinadas pelo extinto, Governador Dr. Ernesto Gove,

Outro marco assinalável na extracção do substrato das notas foi a alteração do substrato das notas de 20 (vinte), 50 (cinquenta) e de 100 (cem) Meticais, para substrato dos polímeros as notas de maior valor facial mantiveram-se em substrato de papel.

Cinco anos depois, notou-se que os elementos de segurança continuavam robustos e para as notas em substrato de polímero, ainda não se tinha detectado ou não se detectou ate então nenhuma notas desfeita, sendo uma referência inédita ao nível internacional

Para as notas de substrato em papel, as falsificações detectadas são de fácil identificação a olho nu.

 Aproximando-se mais uma data de comemoração do nosso Metical, símbolo da nossa Soberania Nacional, revelou-se oportuno para lançar uma serie de notas com uma nova assinatura e data cujo lançamento da serie 2017, foi feito formalmente a 17 de Maio de 2017, data em que se comemora a criação do Banco de Moçambique, como Banco Central de Moçambique, pelo Governador do Banco de Moçambique, Dr. Rogério Zandamela

Esta serie entra em circulação no dia 16 de Junho de 2017, que é o dia do Metical. As notas com a nova assinatura e data vão circular em simultâneo com as actuais em circulação que são as series de 2006 e de 2011, com as assinaturas dos antigos Governadores do Banco de Moçambique, Dr, Adriano Maleane e Dr, Ernesto Gove sem limite nem processo de troca, das notas das de 2006 e 2011.

A serie 2017 não conte moeda as da serie de 2006 mantem-se em circulacao. Só haverá introdução de novas moedas na altura em que se emitir a nota da nova família do Metical.

Resumidamente, as características e os elementos de segurança da serie de 2011, vão se mater, a serie de 2017 somente muda a assinatura do Governador e passa a assinar o Governador Dr, Rogério Lucas Zandamela e ostenta a data 17 de Junho de 2017.o dia do nosso Metical e passarão a circular no dia 17 de Junho de 2017, as notas que ostenta são de menor valor, 20, 50 e 100 Meticais. Com as mesmas características sendo a assinatura e a data as únicas mudanças 16 de Junho de 2017 e Dr. Rogério Lucas Zandamela.e são de substrato polímero.

As notas  de maior denominação, são de substrato de papel, 200, 500 e de 1000 também com as mesmas características mudando apenas a assinatura e a data.

O banco de Moçambique não incorrerá a custos adicionais de emissão, processamento e de campanha porque não haverá emissão de novas notas, parametrização das máquinas assim como não haverá campanhas para divulgação das características, elementos de segurança e conservação das notas e moedas do Metical.

O horários para disponibilização das notas ao público serão devidamente coordenados com os Bancos Comerciais.

As notas de 2006, de 2011 e de 2017 estarão em circulação normalmente e as de 2006 e 2011 vão retornar ao sistema bancário naturalmente e não haverá campanha de recolha destas notas.

Refira-se que participam na X Sessão Ordinária do Governo Provincial da Zambézia, todos membros com a excepção por missão de serviço os Directores Provinciais de Cultura e Turismo, Amostra Sobrinho e da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Cardoso Henriques Meque.

Segundo a Secretária Permanente Provincial, Elisa Guinhai Arissone Somane, o evento debruça-se sobre uma informação da nova nota da família do Metical feita pela Directora do Banco de Moçambique, Engrácia D.M. Guambe, o balanço do PES 2016 e o primeiro Semestre 2017 da Direcção Provincial da Economia e Finanças,

Igualmente, o primeiro Semestre da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações apresentada pelos respectivos Directores Provinciais, Graciano Francisco e Alberto Manharage, resultados preliminares do estudo da comercialização de produtos agrícolas na Província pelo Director Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar, Marcelo Chaquisse onde fez uma apresentação do impacto da dívida de contribuintes beneficiários do sistema de Segurança Social, na Direcção Provincial de Trabalho por Dr. Moti Rodrigues e a situação de actividade industrial na Província pelo respectivo Director Provincial da Industria e Comércio, Mamade Juízo e finalmente o estágio da preparação da visita presidencial.

Entretanto, nos diversos, o Director Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar da Zambézia, Chaquisse vai partilhar a vinda dos empresários vietnamitas no âmbito da investigação agronómica, o Director Provincial de Trabalho, Moti Rodrigues sobre uma tentativa de burla com recurso ao M-pesa.

Por sua vez, também nos diversos, o Director Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Primeiro falará do festival de jogos escolares, a Delegada do Instituto, Nacional Estatística, Marta Francisco Mabote  Chaquisse sobre a formação de formadores do Gabinete Provincial do Recenseamento.

A Secretária Permanente Provincial sobre a vinda da brigada da missão de Conselho de Ministros para avaliação de Plano Operacional de Produção de Alimentos, POPA e Plano Operacional da Comercialização, Agrícola, POCA.

A apresentação da nova Directora Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, Emília Afonso antecedeu as pequenas observações do Governador Abdul Razak Noormahomed culminando com a aprovação da agenda.