
XIX Sessão Ordinária do Governo Provincial analisa impacto do cumprimento do PES

O Governador da Zambézia, Abdul Razak dirige hoje 17 de Outubro de 2018 a Sessão em alusão onde entre outras actividades em análise destacam-se apresentações de Directores Provinciais de Saúde, Hidayat Kassim sobre o estado de membros do Governo e seus familiares directos incluindo da População no seu todo.
Director Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, Aldo Mussossa relactiva ao ponto de situação do aproveitamento pedagógico, de Agricultura e Segurança Alimentar, Jabula Arlindo Zibia também inerente a actualidade de produção agrária e lançamento da respectiva campanha 2018/2019, da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Meque com incidência nas jornadas científicas a ter lugar hoje no Instituto Médio Agrário do Distrito de Mocuba e por ultimo, o Director Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos da Zambézia, Graciano Artur sublinhando a importância do Programa para vida lançado, no dia 1 de Outubro do ano 2018, financiado pelo Governo Moçambicano cujo objectivo é assegurar o abastecimento de água, às comunidades, olhando aquilo que aconteceu nos anos 2015/2016.
Na sua intervenção, Graciano disse que as cerimónias centrais do lançamento deste Programa, decorreram no Distrito de Mueda, na Província de Cabo Delgado, sob a direcção do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
E que nele existem quatro objectivos dos quais o primeiro é aumentar a disponibilidade de água através de reabilitação de grandes e pequenos sistemas.
O segundo é aumento de sua cobertura nas zonas rurais e urbanas por via de reabilitação e construção de sistemas e expansão de ligações domiciliárias incluindo fontes de captação de água dispersa.
O terceiro objectivo é aumentar a cobertura de serviços de saneamento rural e urbanos, reabilitando e expandindo sistemas e soluções de saneamento.
E o último objectivo é acelerar a reabilitação e a construção de novos sistemas de abastecimento de água e saneamento, suas infra-estruturas com vista a providenciar o bem-estar social da nossa população.
Graciano referiu ainda que ao nível da nossa Província, as cerimónias de lançamentos foram orientadas pelo Governador Abdul Razak Noormahomed compreendendo dois momentos, nomeadamente, o relançamento da reabilitação do sistema de abastecimento da vila de Alto Molócue, na manha do dia 1 de Outubro.
E o de inauguração do mini sistema de abastecimento de água no Bairro 25 de Setembro, no Município de Mocuba, na tarde do mesmo dia para melhorar a prestação destes serviços ao nível de Mocuba, vendo assim os desafios do grande sistema de Mocuba onde temos tido soluções pontuais para respectivamente melhorarmos o nível de seus serviços.
" Iremos intervir em seis sistemas dentro deste Programa, nomeadamente, a conclusão das obras do sistema de abastecimento de água à Vila Municipal de Alto Molócue, expansão e reabilitação do sistema de abastecimento à da Vila Municipal de Milange.
Reabilitação do sistema de abastecimento do Município da Maganja da Costa-vila sede, a construção do semi-abastecimento de água na Localidade de Carriua, no Distrito de Maganja da Costa, a reabilitação do sistema em Malei no Distrito de Namacurra e por fim a intervenção no sistema de Invinha, no Distrito de Gurúè.
Nestes sistemas teremos um horizonte populacional de 297.200 pessoas beneficiadas o que significa um salto significativo naquilo que é a cobertura ao nível da nossa Província.
Teremos ainda represas a serem intervencionadas, no âmbito deste programa, concretamente, a represa dos irmãos maristas do Distrito de Alto Molocue, de Macolia, no Distrito do Ile, de Macuse em Namarrói, de Associação Namanjavira, em Mocuba, regadio de Alto Ligonha, no Distrito de Gilé que irão beneficiar 142 mil pessoas sendo 702 milhões de Meticais o orçamento previsto para este programa.
Paralelamente decorrem a construção de três mini sistemas em Nauela no Distrito de Alto Molocue, Nante no Distrito de Maganja da Costa, o sistema da Vila sede do Derre, na fase conclusiva, em Mulevala na sede, em Mocubela temos o contrato assinado cujo empreiteiro está em mobilização, estamos a intervir no sistema de Tetete, no Distrito do Gurue, na Vila Sede do Ile e de Macuse em Namacurra.
Estamos a desenhar o projecto de Maquival em Quelimane, concluímos Zalala em Quelimane, entregamos Namanjavira em Mocuba e Mugeba no mesmo Distrito incluindo o sistema do Bairro 25 de Setembro.
Alguns destes sistemas vão ser concluídos ainda este ano mas a maior parte deles serão finalizados em 2019.
Para além de sistemas para este ano, estamos apostados numa média de cerca de 800 fontes dispersas onde teremos 470 já intervencionadas correspondentes a 68 porcento do nosso plano.
Temos ao todo 870 fontes dispersas, 525 medias fontes sendo o remanescente, reabilitações “-concluiu o Director Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos da Zambézia, Graciano Artur Artur.
Fonte: Ics