Informação

XX Sessão do Governo Provincial debate a circular sobre restrições de actos administrativo e ponto de situação das matrículas nas três primeiras semanas.

Data: 06/11/2017
XX Sessão do Governo Provincial debate a circular sobre restrições de actos administrativo e ponto de situação das matrículas nas três primeiras  s...

O Direcctor Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano da Zambézia, Aldo Mussossa disse na XX Sessão Ordinária do Governo Provincial que o seu Ministério de tutela acima descrito  introduziu desde 2012, o novo calendário de matrículas, passando a decorrer de 1 de Outubro a 31 de Dezembro de cada ano.

Segundo ele, assegurar o ingresso dos efectivos ao ensino à todas crianças que completam seis anos de idade em cada ano e no caso vertente em 2018, é o objectivo desta medida cujo informe pretende ilustrar efectivos das crianças da primeira classe, a decorrer no período de 1 de Agosto a 20 de Outubro do presente ano lectivo 2017.

Grau de cumprimento das matriculas dos efectivos de 2018: Mulheres 177.234 planificados e 13.960 realizados correspondentes a 7.9 porcento. Homens e mulheres 376.152 homens e mulheres equivalentes a 28.879 Homem e mulher percentagem 7,7.Até à terceira semana de Outubro, a Província da Zambézia matriculou 28.879. Mulheres 13.960 de uma meta de 376.152 o que corresponde a uma meta percentual de 7 ,7 O gráfico mostra a diferença entre 2016 e 2017 onde e ao lado direito temos 2016  em que tínhamos  neste período 19.186 Mulheres 21.931 Homens matriculados.

Para 2017 estamos à 13.960-mulheres e à  28.889- homens. Na situação de matrículas ao nível dos distritos, existem distritos péssimos pintados à vermelho e razoáveis à verde respectivamente, na tabela.  

Nas acções em curso, Mussossa destaca a continuação da divulgação do processo das matrículas pelos órgãos de comunicação social, TVM, RM e Rádios Comunitárias e divulgação da informação nas comunidades através dos líderes religiosos nas igrejas e mesquitas.

A monitoria e acompanhamento do processo nas escolas pelos Serviços Distritais de Juventude e Tecnologia e Direcção Provincial da Educação e  Desenvolvimento Humano.

Envolvimento dos Conselho de Escolas na  campanha de sensibilização das Zonas de Influência Pedagógica, ZIP.

Como constrangimentos, Mussossa citou a morosidade no envio de dados por parte das escolas aos Serviços Distritais da Juventude, Tecnologia e posteriormente à Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano.

Não aderência às escolas por parte de pais, mães e encarregados da educação, dificuldades de comunicação por via de telefones móveis, neste caso, em algumas regiões da Província, dificulta o envio atempado de dados aos Serviços Distritais da Juventude e Tecnologia.

Nas considerações finais, o titular da pasta da Educação e Desenvolvimento Humano na Zambézia disse que avaliando pelo nível de cumprimento de 7,7 porcento e do crescimento comparativamente ao mesmo período de 2016 que é de 31, 7 porcento, pode se afirmar que a Província enquadra-se na posição satisfatória, pese embora a existência de constrangimentos.

A nossa grande pretensão, é  de matricular todas crianças em idade escolar de seis anos, até o dia 31 de Dezembro do corrente ano, cumprindo deste modo, a meta de 376.152 novos ingressos da primeira classe.

Fonte: Ics