
Zambézia: Confirmada morte de 1 pessoa nos confrontos entre população de Olinda e Polícia

O Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Zambézia, confirma a morte de uma pessoa e o ferimento de outras sete, no último fim-de-semana, na sequência de confrontos entre a população da localidade de Olinda, distrito de Inhassunge, e um contingente da Unidade de Intervenção Rápida.
Os membros da unidade policial foram enviados ao local para garantir a ordem e segurança públicas, depois de tumultos resultantes da recusa da população em abandonar a área concessionada a uma empresa mineira de capitais chineses.
O facto foi confirmado pelo substituto do porta-voz do Comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Zambézia, Sidner Lonjo.
A violência registada no domingo, que resultou na morte de uma pessoa, foi o culminar da discórdia entre a população local e a África Greeting Al mining Company que obteve uma concessão mineira para explorar areias pesadas naquela localidade.
A população recusa-se a ceder a área, alegando que não dispõe de outras terras para a prática da agricultura e com este argumento, tem inviabilizado sistematicamente a realização do levantamento das necessidades para o seu reassentamento.
A licença mineira da referida companhia, abrange também parte da localidade de Dea, no distrito de Chinde.
Fonte: (RM Zambézia)