Informação

Zambézia: MITADER apreende mais de dois mil toros de Pau-ferro

Data: 31/05/2018
Zambézia: MITADER apreende mais de dois mil toros de Pau-ferro

O Ministério da Terra ambiente e desenvolvimento rural recolheu mais de dois mil toros de madeira de espécie pau-ferro, cortada ilegalmente na reserva nacional de Gilé, na Zambézia.

A madeira está a ser concentrada em Musseia, na Sede da reserva. Foi cortada nos últimos 4 anos e apreendida pelos fiscais daquela área de conservação e pela força de protecção de recursos naturais.

No ano passado, operação idêntica, autorizada pelo Ministério da Terra, ambiente e desenvolvimento Rural acabaria por ser abortada, depois de ter havido aproveitamento que culminou com corte ilegal de espécie de pau-ferro.

O Administrador da Reserva nacional de Gilé José Dias Muhamed, garante entretanto que a vigilância é apertada para evitar artimanhas:

Ainda assim, a população questiona às autoridades, sobre o destino da madeira e como as comunidades locais, terão benefícios uma vez que também garantem a protecção da reserva nacional de Gilé.

Por seu turno, a sociedade civil embora não reprove a recolha e concentração da madeira cortada ilegalmente na reserva nacional de Gilé, está duvidosa, por estar ainda em vigor, o decreto que proíbe o corte, comercialização e exportação de pau – ferro.

O Administrador da Reserva nacional do Gilé, não tem respostas para estas inquietações mas prometeu a população de Mulela, que irá partilhar as decisões do Ministério da Terra, ambiente e desenvolvimento rural.

Fonte: (RM)