
Zambézia: Sector da Saúde pretende reduzir a taxa de prevalência de elefantíase até 2020

As autoridades sanitárias da província pretendem até 2020 reduzir a taxa de prevalência da elefantíase na Zambézia dos actuais 23 por cento para menos de 1.
Enquanto para a parasitose intestinal, com uma prevalência de 53 por cento, o objectivo é reduzir para menos de 5 por cento.
O Director Provincial da Saúde na Zambézia, Idayat Kassim apela à população a melhorar as medidas de saneamento do meio para a prevenção de várias doenças, a fim de se garantir o alcance dos objectivos.
Hidayat Kassim fez o apelo esta segunda–feira, na Escola Primária Completa 4 de Outubro em Licuar, distrito de Nicoadala, na cerimónia de lançamento da campanha de tratamento contra elefantíase, parasitose intestinal e Bilharziose.
Na Zambézia, até a próxima sexta-feira, dia 20 de Julho, mais de quatro milhões de habitantes maiores de cinco anos serão imunizados contra a elefantíase e parasitoses intestinais e mais de um milhão e quatrocentas pessoas contra a bilharziose.
Para a realização daquela actividade foram mobilizadas, ao nível da Província, novecentas equipas de saúde, constituídas por três mil técnicos do sector e oito mil activistas, cento e cinco viaturas, mais de trezentas e cinquenta motorizadas.
O director Provincial da Saúde disse que serão aplicados para o efeito 16 milhões de meticais.
Fonte: (RM)