Presidente da República inaugura Linha de Energia em Derre

Data: 28/02/2020
Presidente da República inaugura Linha de Energia em Derre

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta sexta-feira, a linha de transporte de energia da rede nacional com uma extensão de 102 quilómetros, no distrito de Derre, província da Zambézia.

A linha de transporte de energia para Derre foi instalada a partir do distrito de Morrumbala.
Dos 102 quilómetros, 86 são de média tensão com 33 quilowatts e 16 de baixa tensão, que actualmente fornece a vila-sede do distrito de Derre, com uma capacidade para o fornecimento de corrente eléctrica a pelo menos 920 consumidores, entre ligações domésticas e industriais.
A infra-estrutura comporta igualmente onze postos de transformação de corrente eléctrica e noventa candeeiros destinados para a iluminação pública.
O projecto de electrificação de Derre está orçado em mais de 163 milhões de meticais e a sua edificação esteve a cargo da empresa Mozambique Power Industries.
Actualmente, o distrito de Derre conta com mais de trezentas ligações entre instituições públicas, unidades residências, estabelecimento comerciais e outros beneficiários.
Administrador do distrito de Derre, Santiago Marques, assegurou que é notória a satisfação da população pela reversão do anterior sistema de fornecimento interpolado de energia, através de um gerador para rede nacional.
"É mais um motivo de satisfação de todos os intervenientes no processo de desenvolvimento de um território, no caso concreto de Derre. Hoje é possível obter produtos frescos a qualquer período do dia, o que não sucedia num passado muito recente", disse Marques.
Segundo a fonte, o fornecimento de energia com recurso a gerador foi uma das vias encontradas pelo governo para melhorar as condições de vida em função do que era possível fazer.
"Já é visível a procura de serviços integrados da electricidade, uns estão instalar uma casa ali, uma banca acolá, e tantos outros reforçam aquisição de electrodomésticos, isto é só como exemplo de um bom sinal de que todos estamos melhorando a vida", sustentou.
Com a ligação de Derre à energia da rede nacional reduz para dois, Luabo e Mocubela, o número de distritos na província que clamam ainda de electricidade, exceptuando actualmente Milange que é fornecido a partir do vizinho Malawi. (RM)