Informação

Província da Zambézia já está ligada ao Mundo globalizado

Data: 08/06/2021
Província da Zambézia já está ligada ao Mundo globalizado

A Secretaria de Estado, Judith Mussácula inaugurou hoje, o novo estúdio digital da Televisão de Moçambique, na cidade de Quelimane, capital da Província da Zambézia.

No seu discurso alusivo à efeméride Judith disse na sua intervenção e citamos:

"Juntos fazemos desenvolver a Província da Zambézia, com estas palavras, declaro inaugurado, os estúdios digitais do Centro da Televisão provincial da Província da Zambézia." 

O engenheiro Amarildo Opone que participou na instalação desta Delegação considera um acontecimento muito bom. "E fico feliz, já passamos do analógico para digital."

Embora não tenha presente os custos deste estúdio, Amarildo avança que ao nível nacional foi desembolsado pelo Governo cerca de 156 milhões de dólares para modernização de todos estúdios da TVM do País.

"Para este estúdio localmente não sei dizer mas para todo o país, estima-se em 156 milhões de dólares para todo o projecto. Inclui equipamentos de estúdio para TMT e equipamentos de transmissão para TMT"

Para o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, é importante que a modernização dos estúdios hoje inaugurados também se reflicta nos seus conteúdos.

"Esperamos nós que esta qualidade tecnológica também seja acompanhada por uma qualidade nos conteúdos. Nós gostaríamos de ter uma televisão de houve, respeita e transmite os reais sentimentos dos munícipes de Quelimane. Portanto, a televisão deve ser um instrumento nas mãos do povo, munícipes e não um canal para impor valores esternos.

Que deve basear-se na nossa cultura e naquele inspirar-se nos sentimentos e as vontades dos munícipes da cidade de Quelimane."

Partilha do mesmo ponto de vista, empresário Inússo Ismael, o qual desafia aos técnicos da TVM à irem buscar preocupações da população nos distritos, localidades e povoações para divulgar e não apenas da cidade.

"É um grande ganho para a nossa Província, nós temos que saber utilizar e ter meios. Porque a inauguração não é apenas para resolver problemas. É necessário que haja equipas de trabalho externo da própria televisão que possam ir para o interior e não só fixar-se em Quelimane.

É importante a reprodução deste meio de plataforma digital, nos distritos, nas zonas mais recônditas. Que tenham esta plataforma e facilidade para poder lançar aquilo que é os desafios dos Distritos. E ao mesmo tempo também receber os impute não só ao nível da Província da Zambézia como também ao nível Mundial."

Refira-se que o evento foi dirigido pelo Presidente do Conselho de Administração da Televisão de Moçambique, Faruco Sadique.

E contou com a presença do Presidente de Assembleia Provincial da Zambézia, António Moldes Gussi, Administrador do Distrito de Quelimane, Suplício e respectivo edil, Manuel de Araújo para além de técnicos seniores da TVM aos vários níveis e jornalistas de diferentes órgãos nacionais e sediados em Quelimane.

Fonte: Ics