Graduados 103 Profissionais de Saúde em Mocuba

Data: 11/01/2018
Graduados 103 Profissionais de Saúde em Mocuba

O distrito de Mocuba acolheu na sexta-feira, dia 22 de Dezembro de 2017, a 39ª Cerimónia de Graduação de Profissionais de Saúde, formados pelo Centro de Formação de Saúde de Mocuba.

Na ocasião estiveram presentes o Senhor Director Provincial de Saúde Hiyadat Kassim em representação da Sua Excelência Governador da Província da Zambézia, Senhor Administrador do Distrito de Mocuba Joaquim Fernando Pahare, a Senhora Presidente do Conselho Municipal da cidade de Mocuba, encarregados de educação e a população em geral.

A cerimónia teve lugar no ginásio da Escola Secundária Samora Machel onde foram graduados 103 novos profissionais de saúde dos quais 34 da área de enfermagem geral, 35 em saúde materno-Infantil e 34 agentes de medicina geral, sendo no total 66 mulheres e 37 homens. Na sua mensagem, os graduados afirmaram que estão cientes que o povo é o seu patrão, que dia e noite farão tudo para os servir com zelo e responsabilidade porque “o nosso maior valor é a vida”.

Na ocasião, a Senhora Presidente do Conselho Municipal da cidade de Mocuba Beatriz Gulamo, saudou o esforço dos pais e encarregados de educação pela educação dos seus filhos e pediu aos graduados para que no desempenho das suas funções pautem pelo amor ao próximo.

O Administrador do Distrito Joaquim Fernando Pahare, disse que dos 103 profissionais graduados é resultado de muito sacrífico, empenho, interesse e comprometimento de cada um, por isso que em nome do governo do distrito endereçou sinceras felicitações a todos os graduados, pais e encarregados de educação.

E ainda afirmou que espera-se que os graduados transportem a sua maneira de ser e estar, para as novas funções, isto porque será gratificante para todos, se cada um dos graduados e futuros funcionários da saúde alcançassem a auto-superação granjeando-se de sua maior simpatia com a população para minorar o sofrimento de quem procura o seu apoio, certamente vai ter um impacto positivo tornando a unidade sanitária mais acolhedora e inspirará mais confiança.

O Director Provincial da Saúde Hiyadat Kassim, mandatário de sua excelência governador da Província da Zambézia na sua intervenção saudou o governo do distrito e o município da cidade de Mocuba pelo apoio prestado ao sector da Saúde no distrito, saudou igualmente aos pais e encarregados de educação pelo apoio fundamental para a realização desta graduação, no âmbito da compreensão face às dificuldades passadas ao longo da formação e aos formadores pelo empenho.

Kassim, salientou que a Província da Zambézia irá contratar mais de 400 profissionais de saúde e serão distribuídos ao nível dos distritos, isso será mais uma valia e vai diminuir o tempo de espera dos pacientes às consultas, melhorar a qualidade de prestação de serviços, diminuir a sobrecarga dos outros profissionais de saúde que já estão a trabalhar, garantir a melhoria do estado de Saúde da nossa população e apelou ainda a todos profissionais de saúde a trajarem-se de forma adequada no desempenhar de suas funções.