Previsão de a ocorrência de Chuvas Intensas na Zambézia

Data: 15/01/2018
Previsão de a ocorrência de Chuvas Intensas na Zambézia

O Porta da Voz do Conselho Técnico Distrital de Gestão de Calamidades, Tito Alcides Celestino, disse na tarde de domingo, dia 14 de Janeiro que o País está a receber baixas pressões, vindo de Madagáscar e estão a desenvolver-se em direcção ao canal de Moçambique.

As baixas pressões irão afectar concretamente ao sul da Província de Nampula e o norte da Província da Zambézia, que fará com que nos próximos 3 dias 15,16 e 17 de Janeiro haja ocorrência de chuvas fortes, ventos fortes que serão acompanhadas por trovoadas, podendo afectar os distritos nortenhos nomeadamente Pebane, Gilé, Alto-Molocue, Ile, Gurué e Milange.

Mocuba por estar na bacia do rio Licungo que é um dos principais rios desta região da Zambézia e recebe muita água vinda do Norte, prevê-se ocorrências de cheias na parte a jusante do rio Licungo, portanto os distritos de Mocuba, Namacurra e Maganja da Costa.

Foi activado o COE (Conselho Operativo de Emergência) e os comités de gestão de calamidades para fazer face a essa situação e agirem em prontidão, antes, durante e depois da ocorrência do fenómeno.

Foi feito o levantamento das casas que estão na zona de risco, que são 1.338 que corresponde a igual número, que poderão ser afectados pelo fenómeno na Cidade de Mocuba, sobretudo nos bairros Sacras, CFM e Samora Machel. Está sendo feito o trabalho de sensibilização para a retirada dessas famílias desses locais de risco e o levantamento das necessidades para eventuais intervenções humanas.

O Governo do Distrito apela a observância de medidas de precaução a seguir:

  • Abandonar os bairros mais vulneráveis a inundações;
  • Evitar atravessar os cursos de água;
  • Guardar bem os seus haveres para não serem removidos e/ou arrastados pelas corrente das águas e ventos fortes;
  • Desligar todos aparelhos electrónicos durante a ocorrência das descargas atmosféricas.