Informação

Distrito de Quelimane coloca 67 agentes cívicos juntos às comunidades

Data: 25/04/2019
Distrito de Quelimane coloca 67 agentes cívicos juntos às comunidades

A um total de 67 agentes cívicos formados no Distrito de Quelimane foi-lhes desafiado a missão de explicar aos cidadãos com idade eleitoral, a importância de obter o cartão do eleitor para o exercício da cidadania democrática.

Desafio este que aconteceu a quando do lançamento da campanha da Educação Cívica que teve lugar no dia 08 de Abril de 2019, na Sede do Posto Administrativo de Maquival.

O Administrador do Distrito de Quelimane, Eduardo João Vida chamou atenção a toda população presente no lançamento com idade eleitoral, a se preocupar em visitar o Posto de Recenseamento, no período entre os dias 15 em que terá o seu início e 31 de Maio de 2019 que termina para adquirir ou actualizar o seu cartão de eleitor de modo a estar possibilitado a votar no dia 15 de Outubro de 2019.

Vida apelou igualmente aos educadores cívicos eleitorais a trabalharem com a população no sentido de mobiliza-la a não deixar tudo para fim como se tem verificado noutras campanhas passadas.

Pelo facto da Educação cívica ser o momento em que se abre espaço para esclarecer a todos eleitores os procedimentos, passos, locais, dias assim como horas de recenseamento, Vida sublinha aos educadores cívicos que trata-se de um momento de grande responsabilidade onde não se cansem de responder as questões colocadas visto que o sucesso da campanha de recenseamento parte de um bom empenho na campanha de educação cívica eleitoral. 

Sendo um momento da preparação da população, para afluir em massa aos postos de recenseamento que vai arrancar de 15 a 31 de Abril de 2019, o Distrito de Quelimane colocou junto às comunidades, 67 agentes cívicos dos quais 10 para cada zona urbana e três por localidades segundo avançou-nos o técnico do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) para área de formação, Genito Flávio.

Fonte: Ics