Informação

Zambézia acolhe Seminário Nacional de ASSEMO

Data: 15/11/2019
Zambézia acolhe Seminário Nacional de ASSEMO

O Seminário Nacional de ASSEMO (Associação das Secretárias e Secretários de Moçambique, decorreu de 5 à 8 de Novembro de 2019, na cidade de Quelimane, capital da província central da Zambézia, sob o lema “ASSEMO comprometida com o desenvolvimento e coesão do profissionalismo do secretariado”.

O governador da província da Zambézia, Abdul Razak Noormahomed que dirigiu o acto de abertura deste evento, no dia 6 de Novembro de 2019, na sala de conferências do Hotel "Inn Paradise", na cidade de Quelimane, começou por desejar boas vindas à todas as secretárias e secretáriosque se juntaram nesta província que caracterizou como terra da dança “nhambaro”, uma das formas culturais mais frequentes desta parcela da “ Pérola do Índico”, da “mucapata”, da “galinha à zambeziana” e da “pataníkua”, entre outras delícias da cozinha regional.

Em seguida, Abdul Razak Noormahomed saudou com particular destaque, o presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyui que através da sua acção pacificadora, promove a construção de uma sociedade democrática assente na paz, tolerância, justiça social, e estabilidade, como também pelo seu empenho no processo do desenvolvimento humano, cultural, social e económico do país e na consolidação do Estado de Direito Democrático.

E estendeu a sua saudação à todos os membros da ASSEMO, representados pelos participantes deste seminário, por terem escolhido a província da Zambézia para a realização deste importante seminário sob o lema “ASSEMO comprometida com o desenvolvimento e coesão do profissional do secretariado”.

Num outro desenvolvimento, o governador da província da Zambézia realçou o valioso contributo que as secretárias e secretários desempenham no processo de organização, dinâmica e tomada de decisões, nas instituições onde trabalham.

Segundo o chefe do executivo da província da Zambézia, ser profissional de secretariado, trata-se de uma profissão que exige muita dedicação, compromisso, lealdade e sacrifício, dada à pressão que são normalmente submetidos.

"A qualidade, a exigência e a auto-estima devia ser o apanágio da vossa profissão. O sigilo, o respeito e a delicadeza, a ética e deontologia profissional e a essência da vossa missão constitui a chave para o sucesso do trabalho e da ligação efectiva entre a direcção e toda a instituição." – Salientou Abdul Razak.

Ao terminar o seu discurso de abertura, o governador da província da Zambézia disse que este seminário poderá também difundir experiências e práticas que sirvam de exemplo para serem replicados pelos seus colegas, de uma forma criadora, nos locais onde estão a trabalhar e apelou para que todos os participantes possam primar por um debate aberto e franco que conduza de forma qualitativa e quantitativa as suas actividades agendadas.   

Fonte: Ics