A Provincia

Sector de Restauração e Hotelaria na Província da Zambézia.

Data: 02/12/2016

O problema é que ainda temos um grande défice de recursos humanos no sector de restauração e hotelaria na província da Zambézia. 

Muitos trabalhadores que estão na restauração e hotelaria não têm formação profissional e os proprietários não prestam a devida atenção nesse aspecto. Já orientámos aos proprietários e gestores para a necessidade de cuidados na selecção e treinamento do seu pessoal. Como sector público, estamos também preocupados com a qualidade nos serviços prestados aos turistas e, sob a nossa responsabilidade, formámos no ano transacto 211 trabalhadores da indústria hoteleira, similares e outros interessados em ser empregados de mesa, recepcionistas e camareiras, num curso em que participaram pessoas provenientes dos distritos de Mopeia (13), Morrumbala (17), Namacurra (15), Mocuba (87), Nicoadala (29), Alto-Molócuè (40) e Chinde (10). Esta formação foi na perspectiva de ajudar a melhorar a qualidade de serviços nos estabelecimentos hoteleiros da província. Um outro desafio que se nos coloca é formar gestores e proprietários para melhorar os níveis de competência profissional. Actualmente há muitos empresários e empreendedores que estão a abraçar o ramo do turismo que se sentem estimulados pelo potencial existente, acabando assim por abrir uma pensão, um restaurante ou hotel. A lei diz que nestes casos os proprietários devem contratar um administrador, gestor ou gerente que tenha uma formação específica na área do turismo para fazer a gestão do negócio. Todavia, os nossos proprietários não seguem rigidamente este dispositivo e recorrem a pessoas sem a devida formação, o que resulta na baixa qualidade dos serviços prestados. Por exemplo, vamos a um restaurante pedimos um vinho e somos servidos num copo para cerveja; pedimos um whisky e somos servidos num copo de água. Estes são pequenos exemplos que mostram a falta do sentido de profissionalismo. Hoje o nosso patrão, o cliente, é muito exigente e os operadores devem se posicionar para corresponder às expectativas dos turistas e simples clientes.