Informação

1ª Conferência Internacional de investimentos da Zambezia

Data: 27/11/2020
1ª Conferência Internacional de investimentos da Zambezia

Acreditamos que ao centrarmo-nos no sector agrário, e no agro-processmento, estaremos a acelerar o processo de garantir a segurança alimentar, sobretudo, no processo alimentar e importações.

Estamos certos de que a Administração requerer infra-estruturas de apoio tis como energia e transportes.

É por isso que devemos aprofundar os melhores caminhos para o estabelecimento de mais sinergias e parcerias, entre o Governo, sector privado nacional e estrangeiro, so par desenvolver infra-estruturas de apoio produção.

Ao investirmos na construção de mis infra-estruturas, estaremos a contribuir para a redução de custos e facilitar a ligação entre diferentes mercados o que ira concorrer para dinamizar o desenvolvimento do país incluindo a Província da Zambézia.

Com efeito, o governo tem vindo construir e reabilitar infra-estruturas de suporte de desenvolvimento económico em todo o país, para atrair mais investimentos e criar oportunidades de negócios.

Aqui na Zambézia a título de exemplo, nos últimos anos construímos varias infra-estruturas, destacando os seguintes:

  • Asfaltagem dos troços Chimuara a Gilé na estrada nacional nº 1, Nampevo a Guruè, Mocuba a Milange, Mocuba a Lugela.
  • Construção de várias pontes, em particular realce das onze pontes, dos troços Ile – Ruasse que permite ligar a Zambézia com a província do Niassa.
  • Ligação de todas as sedes distritais e alguns postos administrativos com a rede nacional de energia eléctrica, bem como a construção da central solar de Mocuba, construção e reabilitação de diversos sistemas de reabilitação de água e de regadios.

Por parte de investimento de infra-estruturas, o governo tem apostado na educação profissional para adoptar a juventude de habilidades e competências que incidam no saber fazer. Esta aposta no saber fazer vai permitir que os jovens estejam a altura de responder as exigências do mercado, bem como eles próprios poderem gerar oportunidades de emprego para outros concidadãos.

Apelou ainda ao sector empresarial a juntarem-se aos esforços do governo e apostar cada vez mais na formação profissional e o ensino técnico profissional e mais jovens moçambicanos tenham oportunidades de se formar e obtenham para o saber fazer.

Ao investir nas infra-estruturas e o capital Humano, o Governo Moçambicano está seguramente a garantir condições propícias para melhorar o ambiente de negócios e a contribuir para que o sector privado tenha na Zambézia como um local atractivo para aplicar o seu capital. Ainda no ambiente de negócios, o governo continuará a implementar medidas fiscais afim de assegurar maior celeridade, simplificação de procedimentos e redução de custos para fazer negócios em Moçambique.

Fonte: Ics