Informação

Agricultura e Universidade Zambeze assinam termo de acção e parceria

Data: 23/12/2016

As Direcções de Agricultura, Segurança Alimentar e da Universidade Zambeze através da Faculdade da Engenharia Agronómica-Florestal assinaram um Termo de Acção e Parceria, no dia 22 de Dezembro do ano 2016, na cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia. 

Marcelo Raul Chaquisse, Director Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar da Zambézia disse na ocasião, que o referido termo procura corporizar a união de sinergias conduscentes ao aumento da produção e produtividade de alimentos e não só, como também visa incrementar pesquisas, documentar saberes comunicatórios e científicos que induzam a redução do diagrama da vulnerabilidade à insegurança alimentar, seja ela crónica ou transitória, na nossa Província e País em geral.

Estamos cônscios que Zambézia como Província vive um paradoxo de ser aquela que contribui com taxas altas de desnutrição crónica, não obstante ao seu potencial hídrico e agro-ecológico, o que equivale a dizer, estamos a gerir um mal, mal esse se não for combatido pela raiz, comprometerá as gerações do amanhã.

Pelo que o entendimento e parceria firmados por via do memorando que testemunhamos, remete as partes outorgantes, designadamente, Direcção Provincial de Agricultura, Segurança Alimentar e a Faculdade da Universidade Zambeze e demais parceiros periféricos destas duas instituições a um desafio enorme cujas acções operacionais deverão desembocar em resultados concretos, nas diversas e diferentes áreas de produção agrária e de produção do conhecimento, através da pesquisa e extensão reduzir e quebrar os alaridos da fome e/ou da insegurança alimentar e nutricional, nas famílias zambezianas.

Temos consciência, disso sabemos que o memorando em si não perfaz o fim, daí que só pode ser uma importante ferramenta para os propósitos almejados, no leque das instituições quando estes mesmos sonhos ou ideias forem desdobrados em actividades concretas e com indicadores mensuráveis qualitativa e quantitativamente pelas partes, refiro-me as instituições que representamos.

Reitero que fazendo isso, estaremos de facto a cumprir com as directrizes traçadas pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, aquando do lançamento da campanha agrária 2016/2017, conscientemente na Zambézia, em Mopeia e, passo a citar.

 "... A libertação da fome e subnutrição depende somente de nós (...) É necessário que haja o compromisso colectivo das instituições de pesquisa e académicas, sociedade civil e líderes comunitários para o aumento da produção e produtividade, eficiência agrária e mitigação dos efeitos dos desastres naturais, com recursos à prevenção e utilização de técnicas e experiências locais..."

O Director da Faculdade da Engenharia Agronómica e Florestal da Universidade Zambeze, Dinis Gimo disse que "a nossa missão é ensino, pesquisa e extensão onde nossa aposta é a pesquisa e extensão e o termo de acção que acabamos de testemunhar faz um casamento perfeito com aquilo que é o nosso propósito para o ano 2017.

Na nossa relação com a Direção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar da Zambézia sabemos que é a Direcção que lida com o dia-a-dia da produção agrária nesta Província, conhece os problemas concretos, nós iremos abraçar esta Direcção na solução de alguns problemas concretos.

Sabemos no entanto que existem problemas de acção e de pesquisa, estamos dispostos a apoiá-la na solução de transferência de tecnologias e problemas de pesquisa pesquisando coisas concretas que ajudem no aumento da produção e produtividade para redução da importação de alimentos.

Dinis Gimo referiu que olhando para documentos de pesquisa e da imprensa verifica-se que a Província da Zambézia é uma das que contribui bastante na produção de alimentos no País e produtividade agrária porque devido as bacias hidrográficas, terras e precipitação atmosférica tem condições agro ecológicas para a produção agrícola bastando para o efeito combinar a produção e pesquisa para reduzir importação de alimentos básicos…

Fonte.ICS