Informação

Anfiteatro do Instituto de Ciências da Saúde vai beneficiar de tecto falso e sistema de climatização

Data: 09/10/2019
Anfiteatro do Instituto de Ciências da Saúde vai beneficiar de tecto falso e sistema de climatização

A boa nova para os estudantes do Instituto de Ciências da Saúde de Quelimane foi anunciada pela professora catedrática Emília Noormahomed durante a entrega oficial de 40 computadores para sala de informática e respectiva biblioteca.

"Estamos a trabalhar para melhorar esta infra-estrutura e tenho o prazer e a alegria de anunciar que já consegui, terminar as tramitações administrativas e a partir da próxima Semana já poderão acontecer as obras que o Instituto nos indicou que eram necessárias, precisamente neste anfiteatro, porque é uma Província quente e quando está quente não se consegue estar a trabalhar.

Vamos melhorar o aspecto da sala pondo um tecto falso bem como também melhorar as janelas para se instalar um sistema de refrigeração que permita estudar e aprender com os outros no tempo de calor sem os problemas que o calor nos traz, isto é, de cansaço e falta de concentração.

Continuaremos a trabalhar num grande projecto denominado halt que não só está connosco, em Moçambique mas também faz parte de uma grande rede de mais de 60 Universidades africanas, em parceria com Universidades americanas.  

O Director Pedagógico do Instituto de Ciências da Saúde disse que tem vindo a trabalhar com a professora e mãe Emília Noormahomed, cuja sensibilidade foi possível arrancar com alguns projectos quer do apetrechamento da sala de informática com 40 computadores tendo resolvido o problema com que vínhamos debatendo para dizer com isto que a entrega de 40 computadores foi uma mais-valia para nós e não só como também eles vieram reduzir a distancia que os técnicos percorriam para pagamento e processamento de despesas incluindo para investigações cientificas, na cidade.

Questionado sobre a capacidade da maior instituição de formação de técnicos de Saúde, a nossa fonte respondeu que a mesma subordina-se a Direcção Nacional de Saúde e presentemente lecciona seis cursos e diferentes áreas de conhecimento, curso de enfermagem geral, enfermagem de saúde materno infantil, SMI, técnicos de medicina geral e de medicina preventiva, de farmácia e de laboratório.

Com o encerramento de quatro cursos no final deste Semestre prevê graduar 93 finalistas sendo 49 do curso técnico de medicina preventiva e saneamento do meio, curso técnico de medicina geral, de enfermagem de saúde materno infantil, SMI em promoção por se abrir em 2020.

Está previsto para o ano lectivo 2020, abertura de cinco cursos, nomeadamente enfermagem de saúde materno inicial, enfermagem geral inicial, técnicos de medicina geral inicial, técnicos de farmácia inicial, e técnicos de laboratório inicial.

Para melhoria da prestação de trabalho recebemos 40 computadores doados pela professora mama Emília Noormahomed, 30 dos quais na sala de informática e restantes 10 na biblioteca cuja instalação contribuirá para grande melhoria na prestação de serviços quer na área administrativa como na pedagógica e do saber.

Fonte: Ics