Informação

Balanço do 1º trimestre do ano 2021 constata 16.4 de produção global, 46.488 crianças vacinadas, 22 operações de fístula obstétrica e 184 de catarata.

Data: 10/05/2021
Balanço do 1º trimestre do ano 2021 constata 16.4 de produção global, 46.488 crianças vacinadas, 22 operações de fístula obstétrica e 184 de catarata.

O porta-voz da VIII Secção do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado alargado aos Administradores Distritais, Tito Alcides referiu que a cifra 16.4 de produção global representa 20 porcento do plano deste ano.

No qual também foram concretizadas com sucesso 22 operações de fístula obstétrica cujas parturientes se encontram curadas incluindo 184 operações de catarata que recuperam a visão dos nossos compatriotas.

"A produção global de 16.4 porcento significa que do total de 77 mil milhões que tinham sido previstos foram realizados 12.7 mil milhões ao longo do primeiro trimestre tendo se registado um decréscimo de cinco porcento, comparativamente ao primeiro trimestre do ano passado."

Ainda de acordo com o porta-voz Tito, o facto se deve ao impacto negativo da COVID-19, aliado à queda irregular da chuva que comprometeu sobremaneira, a produção agrícola com peso de 36 porcento, na balança da produção global, da nossa Província.

Falando de receitas produzidas, esta fonte disse que dos 2.2 mil milhões de Meticais planificados foram realizadas 552 mil Meticais que representam23.4 porcento que também significam um crescimento compassivamente ao ano passado.

 "No total de 16.1 mil Meticais de despesa global por ano, quer para órgãos não descentralizados portanto Serviços Provinciais de Representação do Estado, quer dos Governos Distritais, foram realizados 3.8 mil milhões que representam 24 porcento de execução.

É importante anotar aqui, um decréscimo significativo da componente investimentos que foi retirada para os órgãos descentralizados mas actividades de electrificação dos Postos Administrativos continuam a decorrer de forma satisfatória nas Infra-estruturas."

A título de exemplo, Alcides citou que continua a realizar-se com sucesso, actividads da electrificação, em Mulela no Distrito de Pebane, Moiane em Gilé, Nauela em Alto Molócue e de Namanjavira, no Distrito de Mocuba, acções estas que devem terminar dentro dos planos de suas execuções porque se encontram num nível muito avançado.

"Também se constata com satisfação a continuidade do início de outras Infra-estruturas sociais como a conclusão do Dique de protecção das águas no Distrito de Maganja da Costa, continuação das obras de construção da ponte metálica sobre o rio Licungo em Malei no mesmo Distrito bem como a conclusão do bloco operatório, maternidade, lavandaria e cozinhas do Hospital Distrital de Mulelvala."

 A secretária de Estado orientou que houvesse maior seguimento dessas acções ao nível desses Distritos para que se aumente a arrecadação de receitas porque poderíamos ter feito pouco mais na nossa receita.

"Pese embora reconhecidas as causas de situações adversas, o conselho é que haja aumento de receitas assim como de começo da iniciativa do Presidente da República sobre electrificação de todos Postos Administrativos, sem que a taxa inicial seja cobrada como foi por ele decidido."

Entretanto, a avaliação feita sobre estradas e respectivo fundo e do projecto integrado das estradas, importa referir que foi mencionado que serão mantidas nos Distritos de Pebane, Maganja da Costa, Chinde, Morrumbala, Lugela, Mocubela e Luabo tanto em reabilitação como também assegurar a manutenção até 2025 orçados em 4.05 mil milhões de Meticais num troco total de 759 quilómetros.

"Fez-se referência a reabilitação de 70 quilómetros de troco Quelimane Namacurra, na estrada N1/N10 onde há obras que antes devem ser acompanhadas por um processo de reassentamento em curso, cujas compensações à 294 famílias de Namacurra e Nicoadala num total de 813 famílias.

Mas também há compensações no Distrito de Quelimane às duas infra-estruturas associadas de relevo (o mercado de lixo e sococo onde parte dessas bancas estão no leque daquelas infra-estruturas que vão ser compensadas.

Já foram marcados alguns encontros, houve assinatura de memorandos com os vendedores destes todos mercados para iniciar-se alguma compensação.

Aqui em Quelimane foram concretamente 232 bancas, há 232 acordos que foram assinados. A orientação e decisão que existe é que haja maior rigor, na execução da obra, o empreiteiro seja serio, neste momento quem passa neste troco para Namacurra conseguem ressentir-se do nível de danificação desta estrada.

Pelo que é extremamente necessário que o empreiteiro esteja lá de forma seria para garantir que a qualidade dessas obras seja impecável.

Algum constrangimento nestas obras, tem a ver com a questão de compensações, o valor total das compensações é da responsabilidade do Governo de Moçambique.

E isto ronda aos 320 mil milhões de Meticais como podem ver é uma soma bastante elevada e deste valor já foi pago até ao momento, cerca de 20 porcento.

Ainda o desafio é maior e aconselha-se aqui, ou seja foi dada orientação aos Governos Distritais, no sentido de terem que estar atentos à situação da parte da estrada que é da protecção parcial.

"O que está a encarecer é que há muitas infra-estruturas ao longo desta zona de protecção parcial sejam elas familiares, privadas que ate foram autorizadas pelos Governos Distritais ou Municípios razão pela qual temos que estar atentos à estas situações para que possam acontecer casos similares, nos próximos anos.

Em geral vão ser discutidas outras questões em relação à Mecanização agrícola e para construção de estradas na nossa Província."- Concluiu o porta-voz Tito Alcides.

Fonte: Ics