Informação

Boas práticas de Mocubela podem ser modelo para o desenvolvimento da Província Zambézia

Data: 08/04/2021
Boas práticas de Mocubela podem ser modelo para o desenvolvimento da Província Zambézia

De acordo com as afirmações do administrador do distrito, Aborasse Saide, Mocubela está a desenvolver-se de forma integral e satisfatória, mercê à exploração das potencialidades económicas que possui, nomeadamente, recursos florestais, minerais e pesqueiros.

Com dois Postos Administrativos, designadamente da vila-sede distrital e de Bajone, ocupando uma área de quatro mil, setecentos e cinquenta e nove quilómetros quadrados e habitado por 137 mil habitantes, o distrito de Mocubela foi elevado à esta categoria no dia 18 de Dezembro de 2013. desagrafando-se do distrito de Maganja da Costa cujo extremo sul se situa, fazendo limite a norte com o distrito de Distritos de Pebane, Nordestes com Mulevala, à Este com o Oceano Indico e a Oeste com o Distrito de Mocuba.

As principais actividades económicas das famílias são a agricultura, pesca e artesanato. O gergelim, feijão bóer e a mandioca são as culturas de bandeira. A rede de extensão rural é constituída por oito técnicos que assistem cerca de cinco mil produtores familiares.

De acordo com as afirmações do administrador do distrito, Aborasse Saide, Mocubela está a desenvolver-se de forma integral e satisfatória, mercê à exploração das potencialidades económicas que possui, nomeadamente, recursos florestais, minerais e pesqueiros.

No distrito de Mocubela regista-se a ocorrência de areias pesadas, tantalite, águas marinhas e quartzo, porém ainda não são conhecidas as quantidades dos jazigos, nem os seus valores comerciais. O administrador de Mocubela afirmou que neste momento, decorre apenas a exploração das areias pesadas na ilha de Idugo, no Posto Administrativo de Bajone, por uma empresa de capitais chineses, denominada Tazeta Resources.

O distrito está ligado a rede nacional de energia eléctrica, estando a beneficiar cerca de 1.149 consumidores, deste número, de acordo com o governo distrital, 759 ligações foram feitas no Posto Administrativo de Bajone.

Durante os primeiros dois meses deste ano, o distrito efectuou 87 novas ligações domiciliárias, na localidade de Maneia, Posto Administrativo da vila sede distrital.

Aborasse Saide revelou que estão na fase conclusiva, as obras de construção do sistema de abastecimento de água potável na vila distrital, prevendo-se beneficiar cerca de 4.000 famílias. Em todo o distrito existem 288 furos de água operacionais, que perfazem uma cobertura de 64 por cento do universo populacional.

 Ã estes empreendimentos, o administrador do distrito de Mocubela junta a instalação do posto de abastecimento de combustíveis e sinais de telefonias móveis, como outras infraestruturas que estão a catapultar o desenvolvimento socioeconómico do distrito.

Tendo em conta que Mulevala tem cerca de sete anos desde que foi elevado para a categoria de distrito, o “distrito em foco” procurou saber das condições infraestruturais para o funcionamento dos serviços distritais, pelo que o administrador respondeu dizendo o seguinte:

“Todos os serviços distritais possuem edifícios próprios para a prestação de sérvios ao público. Outros ainda, como é o caso da Secretaria Distrital, estão a construir edifícios de raiz”.

Num outro desenvolvimento, Saíde disse que todas as oito unidades sanitárias do distrito prestam serviços de maternidade e fazem a administração do Tratamento Anti-Retroviral e Mocubela, possui dois médicos que estão afectos nos dois Postos Administrativos.

As estradas intra-distritais, principalmente aquelas que ligam a vila distrital aos maiores centros de produção agrícola e pesqueira, periodicamente beneficiam de manutenção de rotina para garantir a transmissibilidade de pessoas e bens.

“Este é o nosso desafio, garantir que haja infraestruturas, quer sociais quer económicas, que permitam a população sentir-se confortável no escoamento de seus produtos agrícolas e outros”, clarificou a fonte.

Fonte: Ics