Informação

Carmelita Namashulua quer que os gestores escolares garantam aulas três vezes por semana no mínimo.

Data: 27/05/2021
Carmelita Namashulua quer que os gestores escolares garantam aulas três vezes por semana no mínimo.

A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua recomenda ao sector da Educação e Desenvolvimento Humano a redobrar esforços para que as crianças recebam aulas, pelo menos, três vezes por semana sublinhando que a possibilidade de terem aulas diárias é excepcional.

A exortação da ministra resulta das observações feitas às turmas por ela visitadas, no dia 25 de Maio de 2021, nas Escolas Secundária Geral Filipe Jacinto Nyusi e Primária Completa de 1º e 2º graus de Quelimane incluindo o Instituto de Formação de Professores (IFP) em Quelimane, na província da Zambézia.

Namashulua disse estar satisfeita com as condições encontradas na Escola Secundária Geral Filipe Jacinto Nyusi e que estava esperançosa de encontrar condições similares nos outros estabelecimentos. "Espero encontrar boas coisas, gostei de encontrar meninos a estudarem. As condições de higienização estão acauteladas, os meninos sabem que devem proteger-se e isto é bastante positivo. Significa que os jovens estão informados e a direcção da escola está preocupada nisso”.

A titular do pelouro de educação e desenvolvimento humanismos afirmou que, em termos de sanidade, o governo está a gerir o processo de ensino aprendizagem, num ambiente de muito rigor e de protecção das nossas crianças.

Refira-se que na sua visita de trabalho à Província da Zambézia, Carmelita Namashulua monitorou o funcionamento das escolas Secundária Geral (ESG) Filipe Jacinto Nyusi, Primária Completa (EPC) Quelimane, Centro de Alfabetização e Educação de Adultos (AEIA) e do Instituto de Formação de Professores (IFP) da cidade de Quelimane, no âmbito da COVID-19 incluindo das escolas de Distritos de Mocuba, Lugela e Nicoadala.

E manteve encontros com Colectivos dos Serviços Distritais da Educação Juventude Tecnologia (SDEJT) alargados aos Gestores Escolares, Coordenadores, de Zonas de Influência Pedagógica (ZIPs) e Directores.

Fonte: Ics

Fonte: Ics