Informação

Cerimónia de entrega do laboratório de análise molecular do Hospital Geral de Quelimane

Data: 05/06/2020
Cerimónia de entrega do laboratório de análise molecular do Hospital Geral de Quelimane

O Director Provincial de Saúde da Zambézia, Blaiton Titos Caetano recebeu do arquiteto da construção da obra, Mário António do Rosário, o Laboratório de análise molecular do Hospital Geral de Quelimane.

Na ocasião, Blaiton agradeceu à todos presentes nesta cerimónia e disse que “este laboratório vai melhorar a capacidade de testagem da carga viral, isto é, de todas mães de crianças expostas ao estado de seropositivas e também a carga viral de pacientes do Vírus de Imunodeficiência Humana, (HIV), positivas da nossa Província assim como de Províncias circunvizinhas.

Vai descongestionar o espaço do actual laboratório clínico assim como flexibilizar e diminuir, o tempo de resposta de todas análises que nós temos feito.

Actualmente a nossa capacidade é de 1800 testagens e com este laboratório em funcionamento, esperamos que ela possa aumentar cada vez mais e segue-se a fase da entrega provisória e da montagem do equipamento laboratorial, esperando-se que o laboratório entre em funcionamento daqui há 45 dias ou em funcionamento experimental para fases seguintes.

E sublinhou que trata-se do esforço do Governo Moçambicano junto do parceiro clínico que é FDC (Fundação para o Desenvolvimento das Comunidades) que encontrou uma missão para a construção deste laboratório, portanto, mais um laboratório na nossa Província.

O impacto subsequente é melhorar a conduta e tratamento de tosos pacientes vítimas de HIV, não estamos a falar de coronavírus mas de um laboratório que tem equipamento específico para o tratamento de HIV, no futuro todas analises poderao ser feitas aqui assim como tambem poderemos fazer o DNA, neste momento estamos a falar de PCR e da carga viral“ 

O aquitecto Mario António do Rosário refiriu que esta obra começou em Junho do ano passado, devia ter acabado em Janeiro, foi terminada há um mês atrás, daqui há um mês terá os equipamentos necessarios e estará totalmente operacional.

É o laboratorio de biologia molecular, com equipamentos muito modernos que precisam de atenção especial de temperatuas e ausencia de pressão, os colegas estão atrabalhar muito apertados no actual laboratório, tem um ano de garantias em que poderá ser substuido ou corrigido o que estiver errado.

A obra foi inspecionada, tem o sistema eléctrico completo, cabe aos montadores do sistema eléctrico concluirem uma instação eléctrica normal porque cada equipamento que será montado custa 500 a 600 mil dólares, há de ser um equimento muito especial, portanto, a gestão do sistema eléctrico é fundamental.

A bilogia molecular é fundamentalmente análise de PCR, dependendo dos kites de reagentes que têm, podem fazer análise de qualquer espécie mas está direcionado especialmente ao HIV, tem capacidade para entrar no coronavírus, o equipamento é o mesmo, os técnicos de laboratório poderão dizer os reagentes necessários.

O actual laboratório vai se manter em funcionamento normal de estomatologia bioquímica vai ser feita nas análises normais.

Fonte: Ics