Informação

Comunidade local cria associação para processar recursos florestais

Data: 08/04/2021
Comunidade local cria associação para processar recursos florestais

Para tornar sustentáveis os valores canalizados pelo governo às comunidades, o comité de gestão de Aliua, no distrito de Mocubela, criou uma associação denominada ACODEMUZO, virada para a conservação, processamento e comercialização dos recursos florestais.

O presidente desta associação que congrega 53 membros, Azevedo José Sebastião disse que com os fundos dos 20 por cento do pagamento da taxa de exploração dos recursos naturais na sua comunidade, conseguiram adquirir equipamento e montar uma serração para o processamento e venda de madeira.

José Sebastião disse ainda que com a madeira serrada pela associação, construíram duas salas de aulas, que melhoraram significativamente as condições de acomodação dos alunos na escola.

A serração está neste momento paralisada devido a avaria duma peça, mas para não comprometer os contractos celebrados com os clientes, a ACODEMUZO tem solicitado serviços de serração de madeira noutras serrações localizadas na vila de Mocubela. Com esse processo, conseguiram processar 20 toneladas, num plano de 50, pois a demanda é maior.

“Os custos de produção de tábuas, barrotes e outros derivados de madeira aumentaram porque processamos noutras serrações que ficam longe daqui”, explicou o presidente da ACODEMUZO.

Depois de reunir recursos financeiros suficientes, a associações assegura que vai reactivar a sua serração. Para além, da serração de madeira, ACODEMUZO, pretende instalar colmeias para a extracção, processamento e comercialização de mel.

Fonte: Ics