Informação

Depressão Tropical Eloice fustiga munícipes da cidade de Quelimane

Data: 26/01/2021
Depressão Tropical Eloice fustiga munícipes da cidade de Quelimane

Os munícipes da cidade de Quelimane acordaram debaixo de chuvas intensas acompanhadas de rajadas de ventos fortes, no dia 22 de Janeiro do ano 2021, resultantes da depressão Tropical Eloice que vinha sendo anunciada, nos últimos avisos dos boletins meteorológicos.

O boletim meteorológico publicado pela Direcção Nacional da Gestão dos Recursos Hídricos (DNGRH, no dia 22 de Janeiro de 2021, indicava que este fenómeno iria prolongar-se até as 72 horas seguintes, podendo causar inundações com danos humanos e materiais pela destruição de infra-estruturas e diversos bens.

E chapas do Ginásio da Escola Secundária e Pré-Universitária, 25 de Setembro ficaram completamente danificadas, algumas Avenidas e bairros inundados com maior destaque para o cruzamento de Avenida 25 de Junho Amílcar Cabral onde postes de energia e algumas árvores caíram, Posto de Saúde 24 de Dezembro, Avenida Július Nyerere, bairros Floresta e Incídua incluindo a Igreja de Coalane também na Avenida Július Nyerere, como alguns exemplos.

Sem deixar as imagens do centro da cidade de Quelimane e do bairro novo que mostram os efeitos da Depressão Eloice, ao sair da Avenida Marginal em direcção aos estragos que ela causou, nesta cidade.

Por esta e outras razões, a DNGRH apela a Sociedade em geral, (Autoridades Administrativas e Agentes Económicos) e a população para observância de medidas de precaução à baixo:

I-                   Evitarem a travessia de leitos de rios’;

II-                Retirada imediata de pessoas e bens das margens de rios;

III-              Aos automobilistas para a tomada de medidas de precaução, ao se fazerem às ruas, nos bairros periurbanos e ;

IV-              As autoridades municipais, aos pais e Encarregados da Educação para maior vigilância das crianças evitando que se façam às valas de drenagens, poços e depressões, sob pena ou risco de serem arrastadas pela corrente das águas.

V-                Acompanhamento da informação disseminada pelas entidades competentes.

Ainda de acordo com o aviso do boletim meteorológico acima citado, na Província da Zambézia, a Depressão Tropical Eloice afectaria para além da cidade de Quelimane, os Distritos de Nicoadala, Namacurra  e Maganja da Costa e todos costeiros.

E foi o que se verificou quando maior parte de Distritos costeiros de quase toda Província da Zambézia, incluindo a cidade de Quelimane sofreram os efeitos da depressão tropical Eloice.

Pois, informações provenientes de Distritos de Chinde e Luabo referem que também intensas chuvas acompanhadas de rajadas de ventos fortes afectaram estes Distritos, causando enormes prejuízos.

A partir do transito condicionado na estrada Mopeia/Luabo que os liga à outros Distritos até a destruição de infra-estruturas sociais e diversos bens da população.

Ao título de exemplo, citam-se inundações na vila sede de Luabo, destruição parcial de cinco casas construídas de material precário enquanto no Distrito de Chinde onde se afirma que a situação complicou-se a partir das 12 horas, o SDPI e o Centro de Saúde ficaram sem tecto.

O edifício do Governo Distrital, a casa da Delegada do INCD estão sem folhas das janelas e uma escola incluindo 10 casas de material local tinham ficado totalmente destruídas, numa altura em que os ventos continuavam a soprar ontem (22 de Janeiro do ano 2021), entre outros estragos cujo levantamento estava por ser feito.

Fonte: Ics