Informação

Está interrompida a transitabilidade do troço Mopeia Luabo

Data: 09/02/2022
Está interrompida a transitabilidade do troço Mopeia Luabo

Administradora do Distrito de Luabo, Clarina Amado disse em conferência de imprensa com os órgãos de Comunicação Social à margem da Sessão do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado realizada no dia 08 de Fevereiro do ano 2022 que é difícil vir à Quelimane por via Mopeia Luabo senão através de Marromeu.

"Neste momento em que a água está em movimento estamos ainda estacionários à evacuar as populações das zonas de risco de inundações e cheias para as zonas altas.

Na Localidade de Sissamba, temos 58 famílias reassentadas e 119 na Localidade de Samora Machel que já estão em lugares seguros à serem apoiadas em produtos alimentares e kites de higiene. "

O Administrador de Chinde, Vidal Bila disse que também depara com problema de transitabilidade e para chegar a Quelimane passou em Marromeu.

"Como sabem para a transitabilidade de Chinde, nós temos que usar o barco para Marromeu e gastamos aproximadamente três horas de tempo ate Quelimane.

Tudo indica que se o rio continuar a vazar, poderemos voltar a ter boa transitabilidade dentro de cinco dias porque ao contrário disso, as grandes bolsas de água que se formaram ao longo da estrada ainda vão constituir um problema para a transitabilidade quando os tractores estiverem a movimentar lama.

Eu e Administradora de Luabo temos estado a conversar para ver se logo que a agua baixe, a empresa Chinesa Chico que está lá faça algum trabalho, em sítios localizados para que não se criem bolsas de lama que dificultem a transitabilidade.

Mas neste momento o que se pode dizer é que Chinde e Luabo ainda têm dificuldades de comunicação via estrada Mopeia Luabo para capital Provincial da Zambézia, Quelimane.

Fonte: Ics