Informação

Foram distinguidos vencedores do premio ciência aberta na Zambézia

Data: 11/11/2020
Foram distinguidos vencedores do premio ciência aberta na Zambézia

O Ministro da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique, Gabriel Salimo dirigiu a cerimónia de distinção dos vencedores do prémio, Ciência Aberta, no dia 09 de Novembro de 2020, na cidade capital da Província da Zambézia, Quelimane.

Na sua intervenção, Gabriel Salimo referiu que “é com enorme prazer, satisfação e apreço que em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e em meu nome pessoal, dirijo-me a tão enorme plateia que testemunha a realização da presente cerimónia de lançamento da entrega de prémios de reconhecimento por intervenção de mérito, na publicação científica, do ano 2020.

Nesta óptica, fazemos uso desta oportunidade para felicitar também, os Serviços Provinciais dos Assuntos Sociais que através do Departamento da Educação de Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, organizaram a Semana da Ciência Aberta e inclusiva, a decorrer até o dia 12 deste mês em curso, tendo como uma das actividades em cartaz, a Distinção aos Vencedores do Prémio Ciência Aberta, sessão a que tivemos honra de presenciar.

É nossa convicção que iniciativas como esta, portanto, Ciências Abertas e Inclusivas, contribuem grandemente para o desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica, ao colocar em interacção recíproca diferentes representantes de academia, do sector produtivo, estudantes, inovadores, sociedade em geral, juntos em prol da Ciência, Tecnologia e inovação.

Acompanhamos há momentos, a distinção dos vencedores dos prémios de Ciência Aberta edição 2020, um concurso que enquadranos esforços nacionais, visando enaltecer o papel da Ciência, na promoção do crescimento socioeconómico bem como promover a importância da Ciência e a Tecnologia para a Sociedade.

Acreditamos que este prémio de Ciência Aberta vai possibilitar o reconhecimento dos investigadores para sua intervenção de mérito, na produção científica na Província da Zambézia por um lado, no País por outro e no Mundo em geral.

Queremos como Governo, enaltecer e felicitar aos nossos concidadãos que foram agraciados nesta edição, com o prémio de reconhecimento por intervenção de mérito na produção Científica, por representar tipo diferencial pesquisadores que o nosso País e as Instituições académicas tanto precisam com vista a produção de soluções científicas que respondam cabalmente aos problemas concretos da comunidade.

E sobre isto, sublinhar que a Exma Secretária de Estado convidou-nos, aliás, desafiou-nos a sermos mais interventivos, inclusivos e já traça quais são os grandes desafios da Província e esta orientação é este evento. - Concluiu o titular da pasta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

Por sua vez, Judith Mussácula tornou público que em prol da Ciência Aberta na nossa Província da Zambézia “desejo boas vindas e boa estadia ao Ministro e a comitiva que o acompanha nesta bela Província. É com muita satisfação que nos dirigimos aos presentes nesta cerimónia de distinção do vencedor do prémio Ciência aberta realizado sob o lema Ciência para e com a sociedade, lema este que nos remete a reflexão de como aplicamos a ciência, no meio em que nos inserimos.

Por isso queremos nesta ocasião muito especial, endereçar as nossas calorosas saudações, à todos investigadores da Província e do País, especialmente os premiados que dia-a-dia dedicam o seu saber ao desenvolvimento do conhecimento cientifico para manifestar a sua contribuição, na busca de soluções para os problemas que enfermam a nossa Sociedade.

Aos convidados, pesquisadores e docentes aqui presentes, esperamos que a presente iniciativa possa contribuir para promover cada vez mais, a cultura de pesquisa e investigação científica na Província, pois, a pesquisa era muitas vezes realizada para obtenção do grau académico.

Queremos igualmente encorajar o estabelecimento de parceria entre as Instituições de investigação no Ensino e o sector produtivo como mecanismo para tirar partido dos resultados das pesquisas publicadas para gerar efeitos estruturantes nas comunidades onde os problemas de pesquisa foram identificados.

Ao terminar quero através desta desafiar e convidar as instituições do Ensino e Investigação Cientifica a concentrarem suas acções de pesquisa sobre a problemática do amarelecimento letal do coqueiro de forma a encontrar soluções.

O povo da Zambézia viveu muitos anos, a partir do coqueiro, raiz do coqueiro, caule, folhas, coco, todo o coqueiro é matéria-prima no geral, de igual modo queremos incentivar uma pratica de investigação do desenvolvimento tecnológico na nossa Província visando criar, um clima social cultural, técnico-científico, propicio a equidade e inclusão social digital e mais uma vez desejar os meus parabéns à todos investigadores da Província.

Refira-se que participaram neste evento, a Secretária de Estado da Província da Zambézia, Judith Mussácula Faria, Director do Serviço Provincial de Assuntos Sociais da Província da Zambézia, Ramadane Cardoso, Administrador do Distrito de Quelimane, Eduardo Vida, técnicos superiores do Ministério acima citado, membros do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial, docentes das Universidades da cidade de Quelimane, participantes do prémio Ciência Aberta, funcionários do Serviço Provincial de Ciência e Tecnologia e respectivo Departamento incluindo convidados.

Fonte: Ics