Informação

Fórum de reflexão sobre amarelecimento do coqueiro quer devolver palmar do Mundo à Zambézia

Data: 25/05/2021
Fórum de reflexão sobre amarelecimento do coqueiro quer devolver palmar do Mundo à Zambézia

Uma comissão a-doc foi criada na IX Sessão dos Serviços Provinciais de Representação do Estado da Zambézia para trabalhar com todos sectores a serem envolvidos, prevendo-se que entre 24 a 26 de Julho de 2021 se se realize um fórum. 

Que poderá reflectir sobre a questão do amarelecimento letal do coqueiro e estratégias para fazer com que a Zambézia volte a ser aquele palmar do mundo que outrora já foi.

A iniciativa surge na materialização da recomendação do Presidente da República, na última visita Presidencial e a IX Sessão do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado decidiu realizar um Fórum de Reflexão sobre a doença de amarelecimento letal do coqueiro para que os resultados possam devolver o palmar do Mundo de que Zambézia foi detentor num passado muito próximo.

O porta-voz da referida Sessão, Tito Alcides revelou esta informação na conferência de imprensa com os órgão de comunicação social, explicando que devido a importância desta matéria, o fórum irá envolver vários sectores de diferentes extractos sociais, desde a função pública, os órgãos de informação e as universidades incluindo os sectores que trabalharam com o coqueiro, isto é, funcionários das companhias da Zambézia, do Borror e da Madal ainda presentes na Zambézia e no Pais em geral.

Refira-se que há estudos e pesquisa já realizados cujas universidades e instituições de pesquisas estão neste fórum para trazerem os resultados e provavelmente a busca de soluções mais praticas.- Concluiu Alcides. 

Fonte: Ics